Início Plantão Rio Campanha contra tráfico de pessoas e trabalho escravo chega à Central

Campanha contra tráfico de pessoas e trabalho escravo chega à Central

Para chamar atenção para a luta contra o tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos levou o Movimento Gift Box Rio de Janeiro à Central do Brasil. Tento como pano de fundo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a caixa que traz história reais de brasileiros vítimas destes tipos de crimes ficará na estação até quinta-feira (18/7).

 

 

Para simbolizar a forma como os traficante atraem as pessoas, uma grande caixa de presente com promessas de uma vida melhor foi instalada em um dos corredores da Central. Ao entrar, o público se depara com relatos de traficados ou quem ficou em situação de exploração sexual, servidão doméstica, além de outras modalidades, como adoção ilegal de crianças, tráfico de órgãos etc.

 

 

– É muito importante haver essa conscientização. Não se fala muito neste assunto, mas é uma realidade que a gente não percebe tanto. As pessoas ficam cegas com as promessas, por isso é preciso mesmo falar de como acontece – afirmou a vendedora Elaine Cardoso, de 26.

 

 

As amigas Taiane Gomes e Laís Alves, de 22 e 19 anos respectivamente, também foram atraídas pela caixa e ressaltaram que a iniciativa é importante para evitar que, futuramente, pessoas caiam na armadilha dos traficantes.

– A gente acha que só acontece fora do país. É interessante mostrar como as vítimas são atraídas para ninguém se iludir – disse Laís.

 

 

Criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, o Movimento GIFTBox visa estimular o debate sobre o tráfico de pessoas e o trabalho escravo no cotidiano da sociedade para aumentar a prevenção sobre o problema. A caixa já esteve no Teleférico do Alemão e, depois da Central do Brasil, seguirá para Duque de Caxias.

 

Governo do Rio