Início Plantão Rio Campanha de Multivacinação aplicou mais de 60 mil doses

Campanha de Multivacinação aplicou mais de 60 mil doses

multivacinacaoPais e mães dedicaram o fim de semana à proteção dos filhos, aproveitando a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a caderneta vacinal dos pequenos. De sábado (24/8) a domingo (25/8), foram administradas 60.731 doses de vacinas em crianças de 0 a 5 anos nos postos de saúde dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A vacina mais requisitada foi a tríplice viral, com 27.866 doses aplicadas, seguida por 11.791 de DTP (difteria, tétano e coqueluche) e 8.257 contra Poliomielite. Quem ainda não aproveitou a oportunidade para imunizar as crianças, têm até a próxima sexta-feira (30/8) para recorrer às unidades de saúde.

 

Até 30 de agosto, estarão disponíveis nos postos de saúde todas as vacinas do calendário básico da criança, entre elas: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP.

Parceria entre as secretarias municipais, estaduais e o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação pretende atingir cerca de 1 milhão de crianças no Estado do Rio. O objetivo é oferecer às crianças a oportunidade de tomar as vacinas que, por algum motivo, não tenham sido administradas dentro da faixa etária específica.

– Esta é uma campanha de atualização vacinal. Estima-se que de 10 a 15% das crianças entre 0 e 5 anos possam necessitar de pelo menos uma das vacinas do calendário, considerando o histórico de cobertura vacinal no Estado do Rio de Janeiro – esclarece o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe.

Vitamina A

O Ministério da Saúde também disponibiliza para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul – a suplementação de vitamina A. As megadoses da vitamina contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A suplementação também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

 

Agência Brasil