Início Destaque Campanha Maio Amarelo: Governo do RJ alerta para a segurança no trânsito

Campanha Maio Amarelo: Governo do RJ alerta para a segurança no trânsito

No mês em que o mundo inteiro chama atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, adota a campanha Maio Amarelo, usando a hashtag #VAINARESPONSA em todas as ações de educação no trânsito realizadas neste período. É uma forma de alertar a população para os cuidados que todo cidadão deve ter com o trânsito. Além do Detran, a Operação Lei Seca também está nas ruas para conscientizar as pessoas dos riscos da mistura do álcool com a direção.

Para tentar amenizar a dor de quem sofre acidentes e de quem perde entes queridos, o Detran também oferece, de forma gratuita e contínua, o serviço de apoio emocional e assistencial às pessoas que sofrem as consequências da violência no trânsito, sejam como vítimas ou como membros da família. O serviço do Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (Navi) pode ser solicitado pelo telefone (21) 2332-0471 ou pelo e-mail [email protected].

Oitava edição do Maio Amarelo

A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.

Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes a 2018, mostram que os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta. São, em média, cerca de 1,35 milhão de óbitos por ano.