Início Plantão Rio Campanha Nacional de Trânsito

Campanha Nacional de Trânsito

Gentileza no trânsito. A nova Campanha Nacional de Trânsito, desenvolvida pelo Ministério das Cidades, tem o tema como foco. A ideia é conscientizar o motorista mostrando que a legalidade, expressa em regras e normas de trânsito, e a convivência pacífica nas vias urbanas valem a pena, porque podem valer uma vida. O anúncio da campanha foi feito pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e pelo presidente do Detran-RJ , Fernando Avelino, nesta sexta-feira (30/10), no prédio do departamento, no Centro do Rio.

– Fizemos questão de estar aqui no Rio para lançarmos mais uma fase de nossas campanhas de educação no trânsito. A palavra legal tem dois sentidos: não é só a observância da lei, mas também aquela pessoa de comportamento específico no trânsito que é de respeito, de educação, de solidariedade, de generosidade. Quantos aqui não abrem a porta de um carro para uma dama entrar? Há uma música do Roberto Carlos que se chama Amante à moda antiga, é disso que estamos falando – destacou o ministro das Cidades.

Neste domingo (1/11), o governo federal iniciará a veiculação de propagandas em televisão, jornal, rádio, mídia externa e revista em todo o país. Com o slogan ‘Motorista legal é motorista consciente’, o Ministério das Cidades espera reduzir o número de mortes no trânsito e tornar o trânsito de grandes centros urbanos mais humano.

Serão investidos R$ 70 milhões na campanha, que permanecerá sendo veiculada até dezembro. O recurso provém do Funset (Fundo de Segurança e Educação no Trânsito), cuja origem está no DPVAT (seguro obrigatório) e multas, ambos com percentuais de 5% destinados ao fundo.

Entre os temas tratados nas propagandas estão a questão do uso de medicamentos ao dirigir, a importância da manutenção veicular, o respeito aos pedestres e aos demais motoristas, o uso de cinto de segurança no banco traseiro e o consumo de drogas.

O presidente do Detran/RJ, Fernando Avelino, lembrou a parceria entre Estado, União e município. A campanha, segundo Avelino, reforça a política de prevenção no trânsito desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da operação da Lei Seca.

– Estamos em uma parceria para preservar a vida, o Estado, a União e o município – disse.

Dois filmes foram exibidos na entrevista coletiva realizada na sede do departamento de trânsito do Estado do Rio. O primeiro mostrou um senhor contando uma história que termina com um final feliz, por causa da generosidade no trânsito. Ele dá passagem a um motoqueiro que passava entre os carros em um engarrafamento. O outro material apresenta um motorista impaciente com a travessia de um pedestre. Ambos têm tônica bem humorada.
 

Fonte: Governo do Rio