Início Plantão Rio Campanha Saco é um Saco

Campanha Saco é um Saco

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, se encontra, nesta terça-feira (11/5), com representantes da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro e seus associados, para debater os avanços e as dificuldades apresentadas durante o processo de implementação da Lei 5.502/09. O vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, deputado Carlos Minc, e o presidente executivo da Asserj, Aylton Fornari, também participam do evento.

Recusar sacolas plásticas, sempre que possível, é uma das atitudes incentivadas pela campanha do Ministério do Meio Ambiente Saco é um Saco, lançada em 15 de julho de 2009, no Complexo da Maré. Segundo dados do MMA, desde o início da campanha, 600 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser consumidas.

Nesta mesma data, foi sancionada a lei 5.502/09, que prevê a substituição de sacolas plásticas por retornáveis em estabelecimentos comerciais no Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria do Ambiente vem realizando atividades em parceria com supermercados e organizações não-governamentais, visando incentivar o consumo consciente e a adoção de alternativas – como sacolas retornáveis, carrinhos de feira e caixas de papelão -, já que o descarte inadequado deste material leva até 500 anos para se degradar no meio ambiente.

Durante o evento três redes de supermercados que já aderiram a campanha, Wal-Mart Carrefour e Prezunic, irão apresentar o trabalho que está sendo realizado em pareceria com a secretaria. Além disso, um kit com sacola de algodão retornável e cd-romm informativo será distribuído.

Fonte: Secretaria do meio ambiente