Início Plantão Rio Campanha sobre gratuidade de medicamentos

Campanha sobre gratuidade de medicamentos

Basta enviar mensagem de celular para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos) que, em poucos segundos, o usuário do Farmácia Popular receberá resposta com sugestões de unidades do programa mais próximas à residência. No visor do telefone, informações precisas sobre o nome, o endereço e o telefone de até três farmácias onde o usuário poderá obter, de graça, medicamentos para hipertensão e diabetes. A mensagem via SMS é uma das ações inovadoras – e sem qualquer custo à população – da campanha informativa “Saúde não tem preço”, coordenada pelo Ministério da Saúde, que começou a ser veiculada esta semana e segue até o dia 28 do próximo mês de março. 
O serviço de recebimento de informações sobre os estabelecimentos conveniados ao programa por meio de “torpedo” estará disponível durante 30 dias. A campanha também abrange vídeos para TV aberta e jingles para rádio, além de cartazes, folders e anúncios em revistas, jornais, internet e mobiliários urbanos (informações veiculadas geralmente em paradas de ônibus). A apresentadora Hebe Camargo e o ator Edson Celulari são os astros da campanha, cuja trilha sonora é a música “Dias Melhores” da banda pop Jota Quest. A população ainda terá acesso a mais informações sobre o Farmácia Popular e os medicamentos disponíveis no programa pelo hotsite www.saudenaotempreco.com
Desde o último dia 14, a população brasileira passou a ter acesso gratuito a 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular e também nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa. Para obter os produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 13 tipos de medicamentos com 90% de desconto utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.

Fonte: Assessoria