Início Plantão Rio Cantagalo na Zona Sul carioca, será palco da Rio + 20

Cantagalo na Zona Sul carioca, será palco da Rio + 20

O Projeto Geopolítica da Natureza, em parceria com a UERJ e a Associação de Moradores do Cantagalo, marcarão presença com stand no Rio + 20, no espaço Criança Esperança. Aberto ao público nos dias 18 e 19 de Junho (2ª e 3ª feira), das 10 h às 17h, onde realizaremos várias ações.

 

O objetivo do Projeto, que é sem fins lucrativos, é possibilitar a prática da responsabilidade socioambiental, promovendo oficinas viabilizando a geração de renda através da qualificação profissional de trabalhadores ligados à área ambiental e implantando a política pública de permacultura (bioconstruçãoe horta orgânica) e desenvolvimento de tecnologias ecologicamente corretas, além de gerar uma rede de negócios ecológicos. O projeto é uma parceria da UERJ com a Associação de Moradores do Cantagalo, e futuros apoiadores e patrocinadores.

 

Nosso cenário será uma inspiração inédita, onde construiremos – com materiais 100% recicláveis – uma comunidade sustentável, na qual os participantes do evento poderão nos ajudar a completar o cenário. Queremos estimular a criatividade do público, que será convidado a por a mão na massa para finalizar um conceito, de um novo paradigma, do que poderá vir a ser uma comunidade ecologicamente ideal. Teremos também uma mini oficina de tinta ecológica para compor as cores da comunidade em construção. Vamos doar esta a obra do cenário, provavelmente para o MUF (Museu de Favela do Cantagalo).

 

Atualmente estamos fazendo um corpo a corpo com a comunidade para conhecer sua essência e como sentem as questões relativas ao meio ambiente em que vivem, além de pesquisas de campo, nas sub-regiões, para saber quais são as questões e elementos que a comunidade deseja ter acesso nos cursos. Como por exemplo: política pública de permacultura, reciclagem de lixo, novas tecnologias ecológicas ambientais, eco artesanato, etc.

 

Os cursos, ministrados por profissionais da área ambiental, realizar-se-ão entre agosto e novembro de 2012. Inscrições abertas em Julho, com 25 vagas em cada módulo, serão feitas na Associação dos Moradores do Cantagalo. Nossa intenção é de que esses alunos, que receberão diploma da UERJ, se transformem em agentes multiplicadores desses novos conhecimentos e eco práticas.

 

Nossa equipe no evento, contará com os coordenadores, nossos estagiários da UERJ e estagiários do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, que estarão distribuindo folders, explicando sobre o projeto e ajudando a ensinar a prática da tinta ecológica. Contaremos com presenças ilustres como a do cineasta Neville d’Almeida, Rogério Rocco do PV, Zezé Motta, a atriz e escritora Ana Maria Tavares, e muitos mais amigos engajados na nossa causa.

 

O talentoso artista plástico Rodrigo Seni, fará uma escultura, em arame, representando o “mundo ideal” – o universo, o sol, a vida – e a artista plástica Selma Tavares Ferreira, irá mostrar seu trabalho de eco artesanato (suas criações estão na novela Global – Malhação).

 

Para embalar o clima, na 2ª e 3ª feira, teremos o renomado saxofonista Ricardo Haubrick, que nos brindará com sua música instrumental, e a cantora Nádia Godoy dará uma “canja”, para iluminar ainda mais o evento. As ações não param por ai, na 3ª feira para encerrar o evento, teremos como convidados o Grupo de Dança Filhas de Gandhi, que nos surpreenderão com suas meninas dançarinas, cantoras e percussão.

 O Projeto Geopolítica da Natureza é uma idealização do prof. Dr. Luis Henrique Camargo da UERJ, professor adjunto do Departamento de Geografia da UERJ – FEBF; conselheiro suplente do CREA – da Câmara de Agrimensura e Geografia; Doutor em Geoecologia pela UFRJ; MSC em Gestão Ambiental pela UNESA; Especialista em Ciências Ambientais – UNESA; professor de Geografia e Geógrafo pela UFF.

 

O evento, stand e cenário são uma concepção da comunicadora socioambiental do projeto – Cristiane Garcia, com colaboração das Designers Sustentáveis – Louise Prates e Flávia Arantes e equipe do projeto.

 

Conheça mais sobre nossas ações:
Página do Projeto no Facebook: “PROJETO GEOPOLÍTICA DA NATUREZA – CANTAGALO – 2012 – UERJ”
Grupo Aberto do Projeto no Facebook: “CANTAGALO 2012 – GEOPOLÍTICA DA NATUREZA – UERJ”
Blog em construção.

 

Serviço:
Rio + 20 no Cantagalo: Espaço Criança Esperança (elevador direto).
Endereço: Rua Alberto de Campos, nº 12 – Ipanema.
Data: 18 e 19 de Junho.
Horário: das 10h às 17 h.
Contato: Cristiane Garcia

 

Assessora de Comunicação Integrada do Projeto Geopolítica da Natureza:
Cristiane Garcia da Costa
Jornalista Socioambiental – MTB: JP 29286 RJ
[email protected] / (21) 8181.3136/ 6710.3361/ 2522.6614
Facebook: Cris García