Início Plantão Rio Canteiro-Escola oferece a chance de uma nova profissão

Canteiro-Escola oferece a chance de uma nova profissão

Com a proposta de qualificar ex-catadores do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho e moradores do bairro homônimo, em Duque de Caxias, o Canteiro-Escola, vinculado à Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado), já formou quase 400 alunos nos cursos gratuitos promovidos na área de Construção Civil. Iniciado em junho de 2012, o projeto oferece atualmente aulas de Pedreiro de Alvenaria, Eletricista, Instalador Predial e Carpinteiro de Obras.

 

Para garantir um melhor desempenho dos alunos, além das disciplinas na área de Construção Civil, o Canteiro- Escola oferece também aulas de Português e Matemática, além de Informática. Segundo o coordenador daunidade, Helymar de Araújo, atualmente 151 pessoas estão inscritas nas disciplinas, dentre elas, 26 ex-catadores do extinto lixão de Duque de Caxias.

 

– Temos um público carente e tivemos que adequar nossa forma de passar conhecimento.A inclusão das matérias Matemática e Português ajudou bastante os alunos. Tentamos acompanhar de perto o desenvolvimento de cada um. Estamos conseguindo ter bons resultados e muitos saem daqui agradecidos – disse Helymar.

 

Alunos aproveitam a capacitação da Faetec

Em busca de uma profissão, a ex-catadora de lixo Patrícia Fornier, de 41 anos, é aluna do curso de pedreiro.

– Trabalhava no aterro e não tinha outra forma de ganhar dinheiro. Esta oportunidade pode me ajudar a mudar de vida – afirmou Patrícia.

 

O ex-motorista Armando de Vasconcelos, de 62 anos, quer terminar a reforma da casa.

– Estou aposentado e decidi fazer uma coisa de que gosto – disse Armando.
O Canteiro-Escola é uma parceria entre a Faetec,vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, e a Associação Carioca de Catadores e Ex-catadores. A Secretaria do Ambiente também apoia o projeto.

 

Governo do Rio