Início Plantão Rio Capacitação de pescadores da Baía de Sepetiba

Capacitação de pescadores da Baía de Sepetiba

Pescadores e familiares do entorno da Baía de Sepetiba, Região Metropolitana, passam a contar com um programa para capacitação e qualificação profissional nas áreas de mecânica de motores, técnica em eletricidade, educação ambiental e outras funções necessárias para o reparo das embarcações.

Um convênio firmado esta semana pela Secretaria de Agricultura, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a empresa LLX Sudeste Operações Portuárias, do grupo EBX, instituiu o Programa Capacitar, para esta finalidade. O documento assinado pelo secretário de Agricultura, Christino Áureo, e diretores da empresa, prevê ainda o monitoramento das atividades de pesca nos municípios localizados na Baía de Sepetiba.

Na avaliação do secretário, a decisão da iniciativa privada em oferecer cursos para as comunidades que participam da zona de influência da empresa, com o apoio técnico da Fiperj, é uma atitude que demonstra responsabilidade social com o desenvolvimento local.

– Este acordo é mais uma parceria que estabelecemos com o grupo EBX, com o qual estamos implantando o projeto ARCA – Arte Culinária e Agricultura Sustentável, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Inspirado nas melhores escolas de gastronomia da Europa, o ARCA vai formar, em três anos, especialistas em culinária, bebidas, serviços e materiais usados na alimentação, com a mais inovadora tecnologia.

Christino Áureo ressaltou a importância da interação das empresas privadas com o setor público na busca de soluções que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo o presidente da Fiperj, Antônio Emílio Santos, os cursos de capacitação para os pescadores serão realizados em Itaguaí, por profissionais contratados pela LLX. Paralelamente, serão ministradas palestras pelos técnicos da Fiperj, criando assim mais um canal de comunicação entre o governo do estado e o setor pesqueiro.

As aulas terão início no final de fevereiro e deverão beneficiar mais de 500 pessoas.
 

Fonte: SEAPPA