Início Plantão Rio Capelão da polícia militar é nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Capelão da polícia militar é nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro

 

 

Quando ingressou na Polícia Militar há 10 anos, o padre Roque Costa Souza não imaginava que se tornaria Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. A dedicação à frente da Capela Nossa Senhora das Dores, no Quartel General da corporação, fez com que o capitão fosse escolhido para colaborar com o Arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta. A nomeação foi feita pelo Papa Bento XVI, em Roma, no dia 9 de maio.

 

 

– Estou muito feliz e com o coração agradecido a Deus. É o reconhecimento do trabalho, que vem junto com mais responsabilidades – disse o Bispo com sorriso no rosto e ciente do que virá pela frente: – É um desafio e dá “frio na barriga”.

 

Aos 45 anos, 18 deles dedicados ao sacerdócio, o Bispo conta que seu trabalho não se limita às missas e celebrações, mas também ao acompanhamento espiritual dos militares e suas famílias. O envolvimento se estendeu ainda para o principal projeto na área de segurança do estado: as Unidades de Polícia Pacificadora.

 

– Nós sempre fazemos reuniões com os religiosos das comunidades pacificadas, independentemente da religião, promovendo um diálogo ecumênico. Afinal, todos nós queremos a mesma coisa: paz. E eu vejo com muita esperança essas transformações sociais pelas quais o Rio está passando – comemora o Bispo Roque.

 

Católicos de todo o mundo no Rio

Na época do concurso para a Polícia Militar, a maior preocupação de padre Roque era conseguir executar os exercícios na barra, durante a prova física. Mas não há dúvidas de que as tarefas que o esperam nos próximos anos serão ainda mais desafiadoras.

 

O Rio de Janeiro se prepara para receber grandes eventos internacionais e um deles, em especial, representará muito trabalho, mas também satisfação para o novo Bispo Auxiliar do Rio. Em 2013, a Jornada Mundial da Juventude Católica vai atrair milhares de visitantes de todo o mundo para a cidade.

 

– A Jornada Mundial da Juventude não vai mobilizar apenas jovens, mas pessoas de todas as idades, católicos ou não. E não se trata de uma renovação apenas para a cidade, mas para o País. Será também uma preparação para a Copa e as Olimpíadas no Rio. E tenho certeza de que a UPP não veio por acaso. É para que a nossa cidade seja vista como um ambiente de paz e não mais de hostilidade – frisou o capelão da PM, que pretende, dentro do possível, continuar celebrando missa todas às terças-feiras no Quartel General.

 

A sagração episcopal de padre Roque como novo Bispo Auxiliar do Rio está marcada para 23 de junho, na Catedral Metropolitana, para a alegria da Polícia Militar.

 

Fonte: Governo do Rio