Início Plantão Rio CARE Brasil participa da Rio+20

CARE Brasil participa da Rio+20

A CARE Brasil, que atualmente mantém um projeto ambiental em Duque de Caxias (RJ), Francisco Morato e Franco da Rocha (SP) e Barro Alto (GO), participará da Rio+20. A equipe de coordenação do projeto “Agentes Pedagógicos Ambientais” estará na conferência acompanhando os eventos e as discussões e trocando experiências com membros de outras ONGs e autoridades.

 

 

Os Agentes Pedagógicos Ambientais são jovens estudantes do ensino público capacitados para mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre os problemas socioambientais de sua região. Nas Tendas ECOnsciência montadas nas localidades de atuação, eles organizam jogos lúdicos e debates sobre ações preventivas e de conscientização socioambiental.

 

 

O projeto, desenvolvido pela CARE Brasil desde 2006, já formou 650 Agentes Pedagógicos Ambientais nos municípios de Duque de Caxias (RJ), Barro Alto (GO) e Francisco Morato e Franco da Rocha (SP).  Aproximadamente 13 mil crianças, adolescentes e jovens participaram dos debates sobre sociedade e meio ambiente nas 450 Tendas ECOnsciência erguidas até o momento. Jogos pedagógicos criados exclusivamente para a atividade foram reproduzidos e distribuídos para as escolas participantes.

 

 

Por meio do projeto e da atuação dos agentes, as cidades estão mais verdes: 220 mudas de árvores foram plantadas em áreas degradadas em torno das escolas participantes, que ainda implantaram a Coleta Seletiva Solidária e hoje são pontos de entrega voluntária de lixo reciclável. Em 2011, o engajamento da comunidade resultou na coleta de 16 toneladas de resíduos reutilizáveis.

 

 

Entre as estratégias do projeto destacam-se: formar jovens de escolas públicas como agentes pedagógicos ambientais para mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre os problemas socioambientais locais; fortalecer o sentimento de pertencimento que estimula o engajamento e a mobilização protagonista do jovem na comunidade; e promover a consciência socioambiental que resulta na redução da produção de lixo, na diminuição do desperdício de água e no aumento da responsabilidade sobre a proteção da biodiversidade e de áreas protegidas a partir da educação ambiental.

 

 

 

CARE Brasil na Rio+20- A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. A CARE Brasil se concentra no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em oito estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e seis regiões rurais (Acre, na Amazônia; Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará, na Região Nordeste e Goiás no Centro-Oeste). A CARE Brasil atua ainda na resposta e redução de risco de desastres, com projetos em andamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, Região do Alto Acre, no Acre e Francisco Morato,em São Paulo.

 

 

A CARE estará na Rio+20 participando de painéis conduzidos pela OCHA( Escritório para a Coordenação de Ações Humanitárias das Nações Unidas) , no dia 16 de junho e pela Anglo American em 17 de junho. Os seguintes programas da CARE serão divulgados na conferência: Aumentando Resiliências e Fortalecendo Comunidades: RRD na prática no Brasil (Rio de Janeiro), Agentes Pedagógicos Ambientais (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás), Rota das Emoções: promovendo o desenvolvimento sustentável para comunidades litorâneas do Ceará, Piauí e Maranhão e Institucionalização dos Padrões Socioambientais de REDD+ no Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa). Os coordenadores destas ações estarão na Rio+20 acompanhando os eventos e discussões e trocando experiências com membros de outras ONGs e autoridades.

 

 

A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional que enviará também uma delegação de 6 profissionais à Rio+20. Com atuação em 87 países, a CARE beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, por meio da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.