Início Plantão Rio Carlos Tufvesson fala sobre o crescimento da moda

Carlos Tufvesson fala sobre o crescimento da moda

Defensor dos direitos civis, ativista na luta pela prevenção à Aids e um dos principais nomes da moda brasileira, o estilista Carlos Tufvesson, 41 anos, recebeu, nesta terça-feira (23/03), a mais importante comenda entregue pelo Poder Legislativo fluminense, a Medalha Tiradentes. A cerimônia de entrega da honraria, concedida pela deputada Aparecida Gama (PMDB), contou com a participação do governador Sérgio Cabral e de sua mulher, a primeira-dama Adriana Ancelmo Cabral, de diversos profissionais do mundo da moda e de colaboradores do homenageado. "É importante para mim, como profissional deste setor, estar recebendo esta medalha. Cresci e aprendi a minha profissão vendo o trabalho das costureiras, modelistas, designers, enfim, de gente que tinha a exata noção de que a moda vai muito além do que apenas cobrir o corpo. E é com garra e coração que vamos fazer do Rio novamente um local de ponta dessa indústria", discursou Tufvesson.
 
Autora da homenagem, Aparecida Gama fez questão de ressaltar o "talento e o carisma" do estilista. "O talento é uma característica bastante distinta da personalidade humana e, em você, é material para uma química fina que se revela em todo o seu sucesso profissional. O importante é notar que poucos conseguem manter esse sucesso por muito tempo e apenas alguns conseguem tê-lo para sempre. Manter este sucesso é muito mais difícil do que apenas alcançá-lo", salientou a parlamentar. O governador classificou Tufvesson como "um profissional ousado e criativo". "É o sonho de toda mulher vestir um Carlos Tufvesson. Por conta disso, como homem público, digo que você coloca esse prestígio profissional em prol de causas nobres voltadas para os direitos civis e humanos", declarou Sérgio Cabral.
 
O chefe do Executivo estadual lembrou que, em maio de 2007, a Alerj deu um grande passo em favor do reconhecimento dos direitos civis ao aprovar o projeto de lei 215/05, de autoria do próprio Governo, que concedeu pensão para parceiros homossexuais de servidores – a proposta transformou-se na Lei 5.034/07. "Tenho certeza de que essas são escolhas que vão ditar o padrão civilizatório de cada nação a partir do século 21. A tônica desta era será o respeito aos direitos individuais", complementou Cabral. Tufvesson fez coro ao discurso do governador e aproveitou para agradecer ao seu companheiro, o arquiteto André Piva, presente na plateia, pelos 15 anos de união. "Quero também estender esta homenagem a todos os meus amigos de militância e aos que continuam na batalha contra esse vírus devastador que causa a Aids", assinalou.
 
O estilista Carlos Tufvesson é pós-graduado na Domus Academy, na Itália. Montou seu primeiro ateliê em 1999 e, em 2001, apresentava suas coleções na Semana Barra Shopping de Estilo, na São Paulo Fashion Week e na Rio Fashion Week. Em 2007, ele apresentou a primeira coleção da linha Studio Tufvesson, misturando conceitos de arte, cultura e movimento. Na batalha contra a Aids, organizou a Campanha da Moda na Luta Contra o HIV e reuniu lojas de Ipanema, na zona Sul do Rio, para uma ação com renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza e para a Casa Maria de Magdala. Na cerimônia desta terça, também compuseram a mesa de cerimônia o secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner; Gil Casemiro, representante do Ministério da Saúde, e a mãe do homenageado, a estilista Glorinha Pires Rebelo. 

Fonte: Alerj