Início Plantão Rio Carnaval 2013: Os 'Bailes do Rio' começam nesta quinta, dia 7

Carnaval 2013: Os 'Bailes do Rio' começam nesta quinta, dia 7

 

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido, dentre outras coisas, por servir como palco para a maior festa popular do planeta. O carnaval carioca era formado por três grandes pilares: os Desfiles das Escolas de Samba, os Blocos de Rua e os Grandes Bailes de Salão. Por mais de três décadas os glamourosos bailes saíram do cenário nacional. E, no ano de 2011, o emblemático empresário do entretenimento – Ricardo Amaral  os trouxe novamente para a cidade. Hoje, os pilares estão completos com a volta e a consagração do projeto que chega a sua terceira edição.

 

 

O trio que movimenta a cidade: Ricardo Amaral, Luiz André Calainho e Bernardo Amaral uniu-se para  realizar a 3ª edição do projeto que definitivamente trouxe ao Rio o glamour dos bailes de salão. Esse ano o evento acontece nos dias 07, 08, 09, 12 e 15 de fevereiro, no Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo. O MAM não tem apenas a tradição de receber grandes exposições de renomados artistas nacionais e internacionais, ele também é conhecido nos quatro cantos do mundo por ser um dos mais bonitos e famosos cartões postais. A localização do museu é privilegiada: está de frente para a Baía de Guanabara e possui um verde, que parece que foi  desenhado pelo mestre do paisagismo, Burle Max, que também assina o projeto paisagístico.

 

 

Cenografia inspirada no movimento neoconcretista. A Cenografia, assinada pelo papa da cenografia  Mário Monteiro, é inspirada na arte de quatro artistas, considerados expoentes do movimento neoconcretista, são eles: os brasileiros  Helio Oiticica e  Lygia Clark, o venezuelano Jesús Rafael Soto e o húngaro Victor Vasarely. Pensando no aniversário de 60 anos do projeto do MAM – apresentado em 1953 pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com paisagismo de Roberto Burle Marx –  foi planejada uma decoração para surpreender os foliões e inspirada na geometria e grafismo do movimento que começou no museu – mais precisamente no ateliê do mestre Ivan Serpa, que funcionava no local. 

 

 

A tradicional e badalada Feijoada do Amaral chega a sua 36ª edição nos Bailes do Rio, no dia 9 de fevereiro, às 15h. O cantor Latino e o Grupo Puro Acaso serão os anfitriões do palco. Ricardo Lapeyre, à frente do contemporâneo Laguiole (instalado no MAM do restaurateur Marcelo Torres), no auge dos seus 24 anos, é quem comandará a Feijoada do Amaral.

 

 

Com direção artística assinada pelo expert Haroldo Costa, a programação foi planejada para levar muita alegria e descontração aos foliões.

 

Baile Oficial da Cidade do Rio de Janeiro (Abertura Oficial do Carnaval da Cidade)

Data:                    07/02 (quinta-feira)

Horário:               das 22h às 5h

Atrações:             Orquestra Fina-Flor com a participação de Moyseis Marques, o Rei Momo, a Rainha e Princesas do carnaval e a escola de samba campeã de 2012, Unidos da Tijuca com sua bateria, mestre-sala, porta-bandeira e passistas.

Traje obrigatório: Fantasia ou Branco

 

Baile Devassa

Data:                    08/02 (sexta-feira)

Horário:               das 22h às 5h

Atrações:             Seu Jorge e Orquestra Fina-Flor

 

Feijoada do Amaral

Data:                    09/02 (sábado)

Horário:               das 14h30 às 22h

Atrações:             Latino e Grupo Puro Acaso – É obrigatória a apresentação do ingresso e o uso da camiseta oficial do evento. Estão inclusos no valor a feijoada, caipirinha, refrigerante e a cerveja Devassa.

 

Baile Encontro dos Blocos

Data:                    12/02 (terça-feira)

Horário:               das 22h às 5h

Atrações:             Encontro de blocos Simpatia é Quase Amor e Sargento Pimenta.

Traje:                    Fantasia

 

Baile Glamurama

Data:                    15/02 (sexta-feira)

Horário:               das 22h às 5h

Atrações:             Mart’nália & Trio Preto +1

Traje:                    Fantasia

 

Serviço

Local:  MAM – Museu de Arte Moderna

Capacidade: 1.500 pessoas

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – RJ

Site:  www.bailesdorio.com.br

Classificação etária: 18 anos

Estacionamento: Entrada pela Av. Infante Dom Henrique, 85 | Museu de Arte Moderna –

Valet: disponível no local

 

Assessoria de imprensa BT Comunicação