Por Graça Paes,RJ

Na tarde de quarta-feira, dia 5 de março, a Unidos da Tijuca consagrou-se campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro em 2014. A vitória foi revelada através da apuração das notas na Praça da Apoteose, no centro do Rio. Foi uma disputa acirrada, décimo a décimo. A Unidos da Tijuca terminou com 299,4 pontos, apenas 0,1 a mais que o vice-campeão Salgueiro.

Este é o terceiro título em cinco anos, os outros haviam sido em 2010 e 2012, e , assim está consolidada a escola do carnavalesco Paulo Barros entre as grandes do carnaval carioca.

Ao todo, é a quarta conquista na história, contando com o título de 1936.
Com o enredo “Acelera, Tijuca!”, a Unidos da Tijuca reviveu na Sapucaí as vitórias e a carreira de Ayrton Senna. A agremiação do Borel levou para a avenida: Speed Racer, Ligeirinho, Papa Léguas, Sonic, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista (do desenho “Corrida Maluca”) e outros “correram” com atletas, pilotos e invenções do homem, como o trem bala e a internet.

Tinga cantou o samba, de versos como “Acelera Tijuca, eu vou com você / Nosso lema é vencer / Guiando o futuro, que um sonho construiu / Ayrton Senna do Brasil”.

No sábado, o Desfile das Campeãs contará com a presença das seis primeiras colocadas: Unidos da Tijuca, Salgueiro, Portela, União da Ilha, Imperatriz e Grande Rio.

Resultados dos Grupos especial e de Acesso do Rio
Grupo de Acesso
Viradouro é campeã da Série A do carnaval do Rio de Janeiro

A escola que já havia ganho o Estandarte de Ouro também sagrou-se campeã e volta à Elite do Carnaval Carioca, após ter sido rebaixada em 2010. Ela entra no lugar da Império da Tijuca, rebaixada com o último lugar no Grupo Especial.
Galeria de fotos:
Graça Paes/Photo Rio News