Início Plantão Rio Carnaval carioca recebe tantos turistas quanto uma Copa do Mundo

Carnaval carioca recebe tantos turistas quanto uma Copa do Mundo

Blocos no Rio arrastaram uma multidão pelas ruas da cidade

 

 

A estimativa é que o Estado do Rio receba este ano mais de 850 mil turistas, sendo 250 mil estrangeiros, durante o período de Carnaval, que termina no próximo domingo. São números equivalentes aos de uma Copa do Mundo. Em 2010, na África do Sul, estiveram no país 3,1 milhões de pessoas, distribuídas em nove cidades. A cerimônia de abertura da Copa, no Soccer City, em Johannesburgo, recebeu 91 mil pessoas e a de encerramento, 89 mil.

Segundo Luiz Carlos Prestes Filho, superintendente para Desenvolvimento Cultural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e autor do estudo Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval, os visitantes vão gerar mais de R$ 700 milhões em receita. A Riotur estima R$ 1,2 bilhão. Os setores mais beneficiados, segundo Prestes, são o de transporte (32% dos gastos), alimentação e bebidas (29%) e de eventos e compras (29%).

Pelo impacto econômico que causa a cada ano, o Carnaval, na opinião do superintendente, deve ser considerado pelo Estado como uma indústria estruturante.

 

– Se temos a indústria do petróleo – claro que com um peso muito maior – e a indústria da moda, temos também a do Carnaval – afirmou Prestes Filho.

 

De acordo com o superintendente, o Rio de Janeiro estará apto a receber a próxima Copa do Mundo, considerando a capacidade demonstrada de todo ano organizar uma festa como o Carnaval.

 

– A PM fica toda de plantão e presente nos desfiles para evitar roubos e confusões, os engenheiros da CET-Rio precisam organizar o trânsito e informar a população, os hospitais reforçam o atendimento. É toda uma operação similar a que acontecerá no Mundial de futebol e fazemos isto todo o ano – disse Prestes Filho.

 

Fonte: Governo do Rio