Início Plantão Mundo Carnaval de Soweto abre festa da Copa do Mundo

Carnaval de Soweto abre festa da Copa do Mundo

A Copa do Mundo é motivo de celebração em toda a África do Sul. Em Soweto, bairro da periferia de Joanesburgo, um carnaval foi promovido justamente para comemorar o início do Mundial.
O evento começou na sexta-feira (04/06) e na tarde do sábado (05/06) reuniu milhares de pessoas no Mofolo Park. Músicas, vuvuzelas e fantasias celebrando diversos  países que disputarão a Copa serviram para abrir a grande festa na qual a África promete transformar o torneio.
A organização estima a participação de 20 mil pessoas. A cantora brasileira Martinália participa do evento e deve se apresentar neste domingo(6), último dia da festa. 
Além dela, artistas da Alemanha, França, de Ghana, da Nigéria, Algéria, de Camarões e da Costa do Marfim estão confirmados. Seis etnias africanas também participam do carnaval organizando, cada uma delas, uma espécie de bloco carnavalesco com tema ligado ao povo que representam.
“Queremos atrair a atenção do mundo e mostrar a diversidade do povo africano”, disse Nomazwe Ntlokwana, umas das organizadoras do carnaval de Soweto. “Aqui, ninguém precisa pedir para que façamos festas, para que alguém dê um sorriso. É da nossa natureza.”
Segundo ela, o carnaval não é tradição na África do Sul. Entretanto, festas como a deste fim de semana têm sido promovidas há seis anos. As edições anteriores foram promovidas sempre em setembro. Contudo, a Copa do Mundo fez com que o carnaval fosse antecipado.
“A Copa é um fenômeno. Todos estão celebrando”, afirmou. “Nós só aproveitamos o clima.”

Fonte: Agência Brasil