Início Plantão Rio Carretinha da saúde recebe prêmio da ONU em cerimônia no palácio do...

Carretinha da saúde recebe prêmio da ONU em cerimônia no palácio do planalto

 

Representantes do RIOSOLIDARIO-Obra Social do Rio de Janeiro e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) estiveram em Brasília, nesta quarta-feira (30/5), para receber, das mãos da Presidenta Dilma Rousseff, o Trofeu ODM na 4ª edição do Prêmio ODM Brasil (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. A premiação foi em reconhecimento ao projeto Carretinha da Saúde, de combate à hanseníase no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

O Prêmio trata-se de uma iniciativa que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000, servindo como um banco de práticas bem sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos.

 

 

Para a diretora presidente do RIOSOLIDARIO, Daniela Pedras, o prêmio significa uma conquista importante e uma motivação a mais para o desenvolvimento de novas tecnologias sociais.

 

 

– Estar entre as melhores práticas do Brasil mostra o reconhecimento de que estamos mais uma vez inovando no sentido de criar projetos estruturantes que levam, não só a informação, mas a solução de problemas, como é o caso do estigma da hanseníase – disse Daniela Pedras.

 

 

Nesta edição, o prêmio recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 720 de organizações civis e 918 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A Carretinha da Saúde foi uma das 20 contempladas.

 

 

A cerimônia também contou com a presença do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, de Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de Rodrigo Rocha Lourdes, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

 

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

 

 

Carretinha da Saúde

Adaptada com três ambulatórios, palco e elevador para pessoas com deficiências, a Carretinha da Saúde possui espaço para atividades de educação em saúde, sala de espera climatizada e recursos multimídia. Com a participação de profissionais da saúde, as pessoas atendidas recebem informações sobre a hanseníase e seus sintomas, realizam exame para identificar a doença e, em caso positivo, são encaminhadas a uma unidade de saúde para início do tratamento, totalmente gratuito, disponibilizado pelo SUS.

 

 

A unidade móvel iniciou seu trabalho em agosto de 2011 e faz parte do programa “Rio sem Hanseníase” e tem o objetivo de percorrer os 92 municípios do estado, incluindo todas as comunidades pacificadas (UPPs), unidades do Novo Degase, entre outras ações. A iniciativa é uma parceria do Morhan com o RIOSOLIDARIO e patrocínio do Instituto EBX.

 

 

Objetivos do Milênio

As metas são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

 

Fonte: Governo do Rio