Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: Carvalho Hosken lança livro retratando a história da Península

PLANTÃO BARRA: Carvalho Hosken lança livro retratando a história da Península

Dr. Carlos Fernando de Carvalho

 

Na noite de terça-feira, dia 4 de junho, a Carvalho Hosken realizou o coquetel de lançamento do livro ‘Península: entre a natureza e a modernidade’, nas dependências  do condomínio.  A coordenação editorial é de Ana Borelli.

 

Ana Borelli e Dr. Carlos Fernando de Carvalho

 

A escritora relatou ao Portal Aib News que a ideia de montar o livro foi do Dr. Carlos Carvalho, ressaltado por ela como um homem visionário, e que foi ele próprio quem a convidou para retratar a história da Península.   Ela achou melhor incluir no primeiro capítulo da publicação a história da Barra e sua evolução.  ” A Península é o exemplo real de como o homem também é capaz de intervir de maneira positiva na natureza e estabelecer um novo modelo para o convívio urbano humano-ambiental. Com muito lazer, respeito ao meio ambiente e plena consciência ecológica” concluiu Ana Borelli.

 

 

Dr.Carlos Carvalho, presidente da Carvalho Hosken e idealizador do projeto, ressaltou em seu discurso o trabalho contínuo e intenso realizado durante 26 anos, pela Carvalho Hosken para implantar e consolidar a Península. Ele também evidenciou que desde o início, a preocupação da Construtora foi a reversão de um processo de degradação aparentemente inevitável, e que para tal foi idealizado um projeto ambiental que contou com a participação de inúmeros profissionais, entre cientistas, biólogos, paisagistas, engenheiros e técnicos, liderados pelo ambientalista, arquiteto e paisagista Fernando Chacel. Onde o ecossistema original foi totalmente restaurado, incluindo a recuperação da faixa marginal de proteção de parte da Lagoa da Tijuca, com manguezais e vegetação de restinga, tudo dentro da visão da Carvalho Hosken de implantar um modelo de intervenção em que a preocupação ambiental precede a construção.  O projeto urbanístico da Península é tão moderno e inovador que permitiu à Carvalho Hosken assumir um compromisso ambiental com esta e as futuras gerações.

 

Kleber Machado, José Wilson e Manuel Lopes

 

Além do Dr. Carlos Carvalho que estava acompanhado da família e de diretores da Carvalho Hosken também estavam presentes, a escritora Ana Borreli acompanhada do seu marido Alfredo Sirkis, político, jornalista, escritor e roteirista de TV e cinema, o presidente da Associação de Imprensa da Barra – AIB, Manuel Lopes, o presidente da BarraAlerta Kleber Machado, o vice-presidente da Acibarra, José Wilson, entre outros.

 

 

A Península e a identidade cultural

A Península é o primeiro empreendimento imobiliário do Rio de Janeiro com identidade cultural própria. Nenhuma outra iniciativa imobiliária residencial possui um acervo cultural tão extenso onde réplicas da arte clássico convivem em harmonia com obras modernas.

 

 

Em sua área podem ser admiradas obras de renomados artistas como Weissmann, Ascânio MMM, Agostinelli e Caciporé Torres, além de réplicas de escultores gregos, e de imortais como Bernini e outros. Todo este acervo cultural é cuidado por um curador. Trata-se do escultor e leiloeiro Evandro Carneiro que também orienta as aquisições de novas obras de arte e o local de suas instalações. Segundo Evandro, o seu trabalho na Península é dar unidade formal ao acervo de esculturas reunindo de modo harmônico as réplicas históricas e as novas obras de artistas contemporâneos. A belíssima paisagem da Península é o elemento de ligação entre todas as peças existentes valorizando cada um dos elementos artísticos.

 

 

Os parques da Península, sua trilha ecológica e ruas são enfeitadas também com chafarizes de mármore e de bronze, de procedência francesa. São antiguidades autênticas, elementos que integram a própria história da cidade do Rio de Janeiro.

 

Fotos Graça Paes/ Portal Aib News/ Plantão Barra