Início Plantão Brasil Casa da Leitura inicia série que abre espaço para novos nomes da...

Casa da Leitura inicia série que abre espaço para novos nomes da dramaturgia brasileira

Uma peça inédita nos palcos cariocas e inspirada em textos de Machado de Assis e Nelson Rodrigues abriu a programação deste ano da série Leituras Dramatizadas do projeto Terças Culturais, da Casa da Leitura da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Baseada em vivências reais de componentes do elenco, O Peso em Seu Travesseiro, de João Paulo Nóbrega, foi desenvolvida por meio de exercícios do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.

 

O autor conduz a leitura da peça, que aborda as relações de um casal contemporâneo entre o desejo e o ciúme. A escolha do texto para abrir a série resulta da proposta da Casa da Leitura de abrir espaço para a nova geração de dramaturgos brasileiros.

 

Segundo a coordenadora da Casa da Leitura, Carmem Pimentel, a preocupação em dar oportunidade aos novos autores também está presente nas demais séries do projeto Terças Culturais. “O objetivo é não só divulgar os novos talentos literários, mas também fazer com que as pessoas saiam estimuladas a ler as obras e a adquirir um interesse maior pela leitura”, disse.

 

Sede do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), a Casa da Leitura abre semanalmente as portas de seu teatro para atividades ligadas à literatura. Ao longo de cada mês, são quatro terças culturais, cada uma dedicada a um tema.

 

Além das dramatizadas, há as leituras musicais, recitais em que as músicas e suas letras são apresentadas de forma didática; Cineliteratura, com a exibição de filmes inspirados em obras literárias, seguida de debates sobre os roteiros, e Livros e Autores, encontros em que escritores, novos ou consagrados, fazem palestras sobre suas obras.

 

Todas as atividades têm entrada grátis e a Casa da Leitura fica na Rua Pereira da Silva, 86, no bairro das Laranjeiras, zona sul do Rio.

 

Agência Brasil