Adolescente morre soterrada no Gardenia Azul
Na tarde desta quarta-feira, dia 28, o subsecretário da Defesa Civil municipal, Márcio Mota, afirmou que a casa que desabou nesta manhã, na comunidade Canal do Anil, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, foi construída de forma irregular. Uma jovem de 16 anos ficou soterrada e morreu no local.
O acidente aconteceu por volta das 7h30, na rua Eliseu. A vítima, a adolescente Débora Leite Santos da Silva dormia no segundo andar da residência no momento da queda. "Os tijolos começaram a entortar, só deu tempo de abrir a porta e correr. Eu não sabia se gritava, corria, ou voltava para salvar minha família", disse Ana Cristina Santos da Silva, 29, irmã de Débora. O pai e uma amiga da menina também estavam na casa e conseguiram sair antes do desabamento.
"Essa casa não seguiu os padrões e as normas técnicas de construção. Ela tinha vícios construtivos e não seguia os padrões de colunas e vigas para sustentar uma edificação de três pavimentos"- afirmou o subsecretário. Motta destacou ainda que a chuva ocorrida na madrugada pode ter favorecido o desabamento. Além disso, ele apontou que havia sobrecarga no imóvel. "A sobrecarga que o imóvel sofreu pelo material que o proprietário armazenava aumentou o risco de desabamento" – acrescentou o subsecretário. O proprietário é catador de ferro velho e tinha muito material guardado na residência.
Em decorrência do desabamento, duas casas vizinhas foram interditadas pela Defesa Civil.
Fonte: Plantão Barra com fontes