A franqueadora organiza seus treinamentos e capacitações utilizando metodologia universitária presencial e à distância. É a Universidade Casa do Construtor, que ministra 9 mil horas de aula por ano e faz tanto sucesso que já tem até versão itinerante
São Paulo, 28 de janeiro de 2010 – Uma central de treinamento e capacitação para franqueados e colaboradores da rede de aluguel de equipamentos para construção com mais de 60 unidades em nove estados brasileiros. Esta é a principal definição da Universidade Casa do Construtor, que forma e qualifica mão de obra, além de contribuir para a disseminação da cultura e do know-how da franqueadora.
Segundo o franqueador Altino Cristofoletti Junior, no ano passado foram ministradas 9 mil horas de capacitação para toda a rede Casa do Construtor. “Criamos a Universidade Corporativa com o objetivo de formar e treinar franqueados, gerentes e colaboradores da rede. As aulas são ministradas pelos Consultores de Campo, equipe técnica da franqueadora e por instrutores capacitados pelos próprios fornecedores”.
Cristofoletti explica que os cursos da Universidade estão estruturados em 20 módulos teóricos e práticos, podendo ser ministrados presencialmente e por meio de uma plataforma de EaD – Educação a Distância. “A parte teórica dos módulos presenciais é ministrada na sede da franqueadora e a parte prática nas lojas-escola da rede, também chamadas de lojas hospedeiras. São lojas próprias do franqueador preparadas para a formação do capital humano”, detalha.
Além de oferecer cursos regulares de formação nas mais variadas áreas do conhecimento específico do negócio, a Universidade oferece amplo programa de capacitação inicial para as novas lojas, bem como um plano de reciclagem semestral aplicado nos meses de janeiro e julho. De acordo com o empresário, existe ainda uma parceria com os fornecedores de equipamentos, que oferecem suas instalações para a formação dos mecânicos. “Para melhor atender a rede”, acrescenta, “foi criada recentemente a universidade itinerante, na qual os módulos são ministrados na própria loja do franqueado”.
O franqueador avalia que, somada aos manuais de segurança e orientação, à consultoria de campo, às auditorias feitas pelo Bureau Veritas e ao sistema de Cliente Oculto, “a Universidade é mais um suporte relevante para que a rede Casa do Construtor persiga sua excelência no atendimento aos clientes”.
Sobre a Casa do Construtor
A Casa do Construtor – rede com mais de 60 unidades que atua em nove estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – está no mercado há 16 anos. Para o franqueador Altino Cristofoletti Júnior, “é animador ver que a construção civil no Brasil está num bom momento. E, apesar de atendermos o varejo, esse crescimento se reflete em nossa rede”.
Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o também franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.
O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.
Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena.
Fonte: Em Pauta Comunicação