Início Plantão Rio Casa do Trabalhador oferece qualificação profissional em comunidades pacificadas

Casa do Trabalhador oferece qualificação profissional em comunidades pacificadas

casa-do-trabalhadorCursos de qualificação, balcão de empregos, emissão de carteira profissional, orientação jurídica, oficinas e workshops. Os cerca de 75 mil moradores de Manguinhos e do Jacarezinho terão todos esses serviços e oportunidades em um só lugar. Com objetivo de promover inclusão social, a Secretaria de Trabalho e Renda vai inaugurar na próxima quarta-feira (17/7), a Casa do Trabalhador de Manguinhos.

 

– Não entregaremos apenas certificados. Além dos cursos, vamos fazer a intermediação para levar a pessoa ao mercado de trabalho. Serão cerca de 30 cursos e oficinas focando nas principais demandas de mão de obra – explicou a secretária Roseli Duarte.

 

A Casa do Trabalhador conta com dez salas, com capacidade para atender até 800 pessoas por dia. O espaço foi dividido em setores. No laranja, nomeado de “trabalhador do futuro”, haverá cursos de informática, de serviços administrativos e de preparação para o Enem.

 

No azul, os moradores terão aulas de agente de projetos sociais e de recreador, além de poderem emitir carteira de trabalho e dar entrada no seguro desemprego. Os interessados também poderão se candidatar a vagas de emprego. A Casa do Trabalhador vai oferecer ainda a oportunidade de os moradores concluírem o Ensino Fundamental. O projeto já conta com 400 inscritos.

 

Capacitação voltada para o público feminino

 

O espaço rosa será voltado ao atendimento feminino. Em parceria com a Casa da Mulher, as moradoras terão cursos de cuidador infantil, de idosos e de portadores de necessidades especiais, maquiagem, manicure e pedicure, atendimento jurídico, oficinas de artesanato e serviço psicológico.

 

Antes mesmo da inauguração, a primeira turma de cuidador de idosos já começou.

 

– Não tenho estudo para ser enfermeira, mas ao fazer este curso vão me olhar de forma diferenciada. Já até fui chamada para uma entrevista – afirmou a aluna Maria Ivonete dos Santos, de 45 anos.

 

No setor verde, a Casa do Trabalhador vai oferecer formação para garçom, assistente de hospedagem e aulas do Cozinha Brasil, curso de educação nutricional do Sesi.

 

A maioria dos cursos atenderá até 50 alunos por sala. A unidade de Manguinhos é a apenas a primeira que a secretaria implantará em comunidades cariocas.

 

Governo do Rio