A genialidade e o humor de Jerry Lewis entram em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro no próximo dia 18. Com 23 filmes, a mostra “Jerry Lewis – O Rei da Comédia” exibe desde clássicos estrelados ao lado do ator Dean Martin a filmes dos anos 1960, quando se tornou diretor e radicalizou seu estilo.
Com abertura simultânea na capital fluminense e em Brasília, “Jerry Lewis – O Rei da Comédia” se estende até 2 de março no Rio e 16 de março no Distrito Federal. A programação também será exibida em São Paulo, entre 4 e 30 de março.
A mostra traça um panorama da carreira de Jerry Lewis, destacando seu trabalho de diretor. Neste caso, os filmes selecionados exibem não apenas sua vertente cômica, mas, sobretudo, o autor moderno que dialoga diretamente com nomes radicais como Charles Chaplin, Jacques Tati e Godard.
É o caso de “O terror das mulheres” (1961) e “O Otário” (1964), dirigidos, escritos, produzidos e interpretados por Lewis. Para Francis Vogner dos Reis, responsável pela curadoria da mostra ao lado de Paulo Santos Lima, as obras são verdadeiros paradigmas do cinema moderno:
“Neles é possível entender porque Jean-Luc Godard o considerava um gênio: ambos se autodestroem. Isso vai desde a trama que se desintegra aos poucos em favor das imagens puras e absurdas, passando pelo cenário que vai ruindo em razão do caos encarnado por Lewis até o próprio pacto de ilusão entre o filme e o espectador, que é desfeito.”
Entre os destaques da programação há, ainda, “Ou vai ou racha” (1956), considerado o melhor filme da parceria Jerry Lewis e Dean Martin com o diretor Frank Tashlin, e “O Professor Aloprado” (1963), uma das produções mais famosas de Jerry Lewis ator-diretor no Brasil, com sua profunda crítica aos valores americanos.
Para Reis, Lewis sintetiza, como ator, o lado mais radical do burlesco americano. “Seus personagens desmistificam a cultura e as regras sociais, mostrando o absurdo das normas, das autoridades e dos pactos de sociabilidade.” Já no papel de diretor, “ele leva ao paroxismo esses predicados do cinema cômico a partir das rupturas de linguagem do cinema moderno.”
O legado de Lewis sempre ocupou um importante espaço no repertório cinematográfico dos brasileiros. Como lembra Reis, principalmente aqueles com mais de 30 anos, o conhecem bem, já que, entre os anos 1970 e 1980, seus filmes eram frequentemente exibidos nas tardes da TV. E para quem não tem intimidade com sua obra, a mostra é uma oportunidade de conhecer este que não é só um dos grandes nomes do cinema, mas um grande artista moderno, que transita entre a tradição cômica do audiovisual americano, a pintura abstracionista americana, a arquitetura funcionalista, o jazz, a ficção visual das animações dos anos 1940 e 1950 e a performance.
DEBATE
A programação também inclui um debate dedicado ao universo de Lewis em seus diferentes momentos, na sexta-feira (20) às 19h. O crítico e pesquisador de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico, ensaísta e professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense João Luiz Vieira estarão à frente da conversa.
Programação CCBB Rio de Janeiro
Quarta-feira, 18 de fevereiro
14h00 – O otário (The patsy), de Jerry Lewis. EUA, 1964, 101 min, digital, livre.
16h00 – O delinquente delicado (The delicate delinquent), de Don McGuire. EUA, 1957, 101 min, digital, livre.
18h00 – O terror das mulheres (The Ladies Man), de Jerry Lewis. EUA, 1961, 95 min, digital, livre.
20h00 – O rei da comédia (The king of comedy), de Martin Scorsese. EUA, 1983, 109 min, Digital, 12 anos.
Quinta-feira, 19 de fevereiro
14h00 – Qual é o caminho para a guerra? (Which way to the front?), de Jerry Lewis. EUA, 1970, 96 min, digital, livre.
16h00 – Mocinho encrenqueiro (The errand boy), de Jerry Lewis. EUA, 1961, 92 min, digital, livre.
18h00 – Cinderelo sem sapato (Cinderfella), de Frank Tashlin. EUA, 1960, 91 min, digital, livre.
20h00 – O mensageiro trapalhão (The bellboy), de Jerry Lewis. EUA, 1960, 72 min, digital, livre.
Sexta-feira, 20 de fevereiro
14h00 – O otário (The patsy), de Jerry Lewis. EUA, 1964, 101 min, digital, livre.
16h00 – Mocinho encrenqueiro (The errand boy), de Jerry Lewis. EUA, 1961, 92 min, digital, livre.
19h00 – Debate
Sábado, 21 de fevereiro
14h00 – Qual é o caminho para a guerra? (Which way to the front?), de Jerry Lewis. EUA, 1970, 96 min, digital, livre.
16h00 – Cinderelo sem sapato (Cinderfella), de Frank Tashlin. EUA, 1960, 91 min, digital, livre.
18h00 – O rei da comédia (The king of comedy), de Martin Scorsese. EUA, 1983, 109 min, digital, 12 anos.
20h00 – O terror das mulheres (The Ladies Man), de Jerry Lewis. EUA, 1961, 95 min, digital, livre.
Domingo, 22 de fevereiro
14h00 – Três em um sofá (Three on a couch), de Jerry Lewis. EUA, 1966, 109 min, digital, livre.
16h00 – O delinquente delicado (The delicate delinquent), de Don McGuire. EUA, 1957, 101 min, livre.
18h00 – Morrendo de medo (Scared stiff), de George Marshall. EUA, 1953, 108 min, digital, 12 anos.
20h00 – O rei dos mágicos (The geisha boy), de Frank Tashlin. EUA, 1959, 98 min, digital, livre.
Segunda-feira, 23 de fevereiro
14h00 – Errado pra cachorro (Who’s minding the store?), de Frank Tashlin. EUA, 1963, 90 min, digital, livre.
16h00 – Detetive mixuruca (It’s only money), de Frank Tashlin. EUA, 1962, 83 min, digital, livre.
18h00 – Bancando a ama seca (Rock-a-bye baby), de Frank Tashlin. EUA, 1958, 103 min, digital, livre.
20h00 – Ou vai ou racha (Hollywood or bust), de Frank Tashlin. EUA, 1956, 95 min, digital, livre.
Quarta-feira, 25 de fevereiro
14h00 – Detetive mixuruca (It’s only money), de Frank Tashlin. EUA, 1962, 83 min, digital, livre.
16h00 – O rei dos mágicos (The geisha boy), de Frank Tashlin. EUA, 1959, 98 min, digital, livre.
18h00 – Um palhaço no batalhão (At the war with the Army), de Hal Walker. EUA, 1950, 93 min, 35mm, livre.
20h00 – O Rei do laço (Pardners), de Norman Taurog. EUA, 1956, 90 mim, digital, livre.
Quinta-feira, 26 de fevereiro
14h00 – O mensageiro trapalhão (The bellboy), de Jerry Lewis. EUA, 1960, 72 min, digital, livre.
16h00 – Uma família fuleira (The family jewels), de Jerry Lewis. EUA, 1965, 99 mim, 35mm, livre.
18h00 – O bagunceiro arrumadinho (The disorderly orderly), de Frank Tashlin, 1964, 89 min, 35mm, livre.
20h00 – Artistas e modelos (Artists and models), de Frank Tashlin. EUA, 1955, 109 min, digital, livre.
Sexta-feira, 27 de fevereiro
14h00 – O Rei do laço (Pardners), de Norman Taurog. EUA, 1956, 90 mim, digital, livre.
16h00 – Uma dupla em sinuca (One more time), de Jerry Lewis. EUA, 1970, 92 min, 35mm, livre.
18h00 – O professor aloprado (The nutty professor), de Jerry Lewis. EUA, 1963, 107 min, 35mm, livre.
20h00 – As loucuras de Jerry Lewis (Cracking up/Smorgasbord), de Jerry Lewis. EUA, 1982, 89 min, digital, livre.
Sábado, 28 de fevereiro
14h00 – Bancando a ama seca (Rock-a-bye baby), de Frank Tashlin. EUA, 1958, 103 min, digital, livre.
16h00 – Ou vai ou racha (Hollywood or bust), de Frank Tashlin. EUA, 1956, 95 min, digital, livre.
18h00 – Artistas e modelos (Artists and models), de Frank Tashlin. EUA, 1955, 109 min, digital, livre.
20h00 – Errado pra cachorro (Who’s minding the store?), de Frank Tashlin. EUA, 1963, 90 min, digital, livre.
Domingo, 1º de março
14h00 – Morrendo de medo (Scared stiff), de George Marshall. EUA, 1953, 108 min, digital, 12 anos.
16h00 – O bagunceiro arrumadinho (The disorderly orderly), de Frank Tashlin. EUA, 1964, 89 min, 35mm, livre.
18h00 – Uma dupla em sinuca (One more time), de Jerry Lewis. EUA, 1970, 92 min, 35mm, livre.
20H00 – Um palhaço no batalhão (At the war with the Army), de Hal Walker. EUA, 1950, 93 min, 35mm, livre.
Segunda-feira, 2 de março
14h00 – As loucuras de Jerry Lewis (Cracking up/Smorgasbord), de Jerry Lewis. EUA, 1982, 89 min, digital, livre.
16h00 – Três em um sofá (Three on a couch), de Jerry Lewis. EUA, 1966, 109 min, digital, livre.
18h00 – Uma família fuleira (The family jewels), de Jerry Lewis. EUA, 1965, 99 mim, 35mm, livre.
20h00 – O professor aloprado (The nutty professor), de Jerry Lewis. EUA, 1963, 107 min, 35mm, livre.
“Jerry Lewis – O Rei da Comédia”
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Francis Vogner dos Reis e Paulo Santos Lima
Produção: Segunda-feira Filmes
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
18 de fevereiro a 2 de março de 2015
Rua Primeiro de Março 66 Centro, tel.: (21) 3808-2020
Salas de Cinema 1 (98 lugares)
Valor da entrada para as sessões: R$ 4 (inteira) | R$ 2 (meia)
www.twitter.com/ccbb_rj – www.facebook.com.br/ccbb.rj
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