Início Plantão Rio CCR NovaDutra lança o Programa Estrada para a Cidadania

CCR NovaDutra lança o Programa Estrada para a Cidadania

A CCR NovaDutra realiza nesta terça-feira (10/04), o lançamento do Programa Estrada para a Cidadania, edição 2012, para educadores e representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Seropédica, Queimados, Itaguaí, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Rio de Janeiro. O evento tem início às 08h30 e acontece no Buffet Real Festas, localizado na Avenida Doutor Mário Guimarães, 486, Centro, em Nova Iguaçu (RJ).

 

 

Participarão da cerimônia, cerca de 100 pessoas, entre educadores e representantes dos municípios servidos pela Via Dutra. No evento, serão apresentados os conteúdos a serem difundidos aos alunos em sala de aula. Desde a edição do ano passado, o Programa inclui também Educação Ambiental para os alunos do 5º ano do ensino fundamental. A Educação para o Trânsito continua incorporada à grade curricular dos estudantes do 4º ano.

 

 

Na Via Dutra, o Programa Estrada para a Cidadania, é realizado desde 2005 e já abrangeu 18.000 educadores, envolvendo 497 mil crianças com idades entre 08 e 10 anos. Em 2012, a estimativa da Concessionária é de que sejam atendidos pelo Programa, 5.500 educadores e 128.000 alunos dos municípios servidos pela Via Dutra, envolvendo as temáticas Trânsito e Meio Ambiente.

 

 

O programa conta com material didático completamente exclusivo e leva em consideração a transversalidade das matérias, ou seja, busca inserir a Educação para o Trânsito e Meio Ambiente em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em Braille. O conteúdo é constantemente atualizado, de acordo com a evolução da linguagem, das leis de trânsito, dos conceitos de Meio Ambiente e das dicas de cidadania.

 

 

Para facilitar a assimilação do Programa Estrada para a Cidadania pelas escolas, são realizadas oficinas pedagógicas aos professores participantes com o apoio de pedagogos. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem também familiares, com exercícios que precisam ser feitos em casa, atividade que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto.

 

 

Além das aulas em sala, as crianças participam de atividades complementares, que contribuem para a formação integral, como a ação Crianças Amigas da Estrada, uma blitz educativa realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, em que os alunos tem uma vivência real do espaço de trânsito. Já a campanha Cidadania na Estrada promove a distribuição em praças de pedágio de mensagens escritas de próprio punho pelas crianças abrangidas pelo programa. O Programa promove ainda o concurso Arte nas Estradas, onde serão premiados os melhores desenhos sobre o tema Meio Ambiente.

 

 

Fonte: Assessoria