Início Plantão Rio Ceasa-RJ vai capacitar produtores rurais de Paulo de Frontin

Ceasa-RJ vai capacitar produtores rurais de Paulo de Frontin

Alavancar a produção local de alimentos e dotar os agricultores com infraestrutura e capacitação necessárias à comercialização. Essas foram as ideias difundidas durante um encontro entre a direção da Ceasa-RJ, agricultores familiares do município de Engenheiro de Paulo de Frontin e representantes da prefeitura, que debateram as políticas públicas existentes e o oferecimento de assistência para planejamento da produção e desenvolvimento.

A reunião, realizada pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Renda e Agricultura, através da Coordenadoria de Agricultura, aconteceu no início desta semana, no próprio município. Para a direção da Central de Abastecimento, a capacitação desses produtores é o primeiro passo para estabelecer uma parceria, salientando a importância do associativismo e das reivindicações coletivas por parte desses agricultores.

No encontro ficou decidido que a Ceasa-RJ irá oferecer assistência técnica para planejar a produção rural para atender à necessidade da merenda escolar do município e demais mercados locais, já que a prefeitura não conseguiu executar a compra da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Outra contribuição será a articulação para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para estes agricultores.

A ideia é que toda produção seja comercializada nos entrepostos da Ceasa-RJ e através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do PNAE, fortalecendo a agricultura familiar e os pequenos produtores rurais que estão com dificuldades de vender seus produtos.

– Os agricultores do município são carentes de informações e de apoio técnico de qualquer natureza. Estamos colocando a Ceasa-RJ à disposição desses produtores. Podemos também apoiar e incentivar a criação de canais locais de comercialização através, por exemplo, da implantação de feiras da agricultura familiar no centro do município – explicou o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão.

 

Fonte: Governo do Rio