Início Plantão Rio Cedae diz que centro receberá 10 mil visitantes

Cedae diz que centro receberá 10 mil visitantes

A Nova Cedae inaugura hoje (01/06) o Centro de Visitação Ambiental da Estação de Tratamentos de Esgotos (ETE) da Alegria, no Caju. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, que participa da inauguração, o Centro está preparado para receber até 10 mil visitantes por ano. No dia da inauguração do Centro o primeiro grupo de visitantes será composto por alunos da Universidade Estácio de Sá dos cursos de Engenharia Ambiental, Tecnólogo de Gestão Ambiental e Pós-Graduação em Gestão Ambiental. O evento marca o início das comemorações da Cedae pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira (05/06).

 

O público alvo do Centro de Visitação Ambiental é de alunos dos cursos de Engenharia – todos os tipos, principalmente Ambiental, Química, Sanitária e Civil; Gestão Ambiental (Engenharia e Tecnólogos); Biologia; Comunicação; Ciências Sociais; Urbanismo; Direito Ambiental; Arquitetura e Oceanografia; entre outros. Os visitantes serão recebidos por técnicos da Cedae que explicarão o funcionamento da Estação, a tecnologia empregada e as etapas que envolvem o tratamento de esgoto. Depois serão levados para uma visita guiada por toda a ETE, onde poderão conhecer os sistemas de controle operacionais e ambientais. No final, são entregues Certificados de Visita Técnica.
 

“Estamos dando prosseguimento a nossa política de responsabilidade social e ambiental, divulgando para a sociedade o compromisso do Estado com o meio ambiente. Nosso objetivo é trocar informações e viabilizar pesquisas aplicadas, garantindo a sustentabilidade da água para as futuras gerações”, afirma Victer. 
 

Para demonstração da qualidade do tratamento, o Centro conta ainda com um aquário de 18 mil litros de água oriunda do Tratamento Secundário da Estação Alegria, que reduz em 98% a carga poluidora do esgoto tratado. No aquário, carpas vivem em perfeitas condições comprovando a balneabilidade dá água tratada.
 

A ETE Alegria é a obra a mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). Trata-se de uma das maiores estações do Brasil, com capacidade para tratar até cinco mil litros de esgoto por segundo. Atualmente trata 2.500 litros por segundo, beneficiando 1,25 milhão de habitantes. São 216 milhões de litros por dia que deixam de ser lançados “in natura” na Baía de Guanabara, o equivalente a um “Maracanãzinho” de esgoto a menos por dia.
 

A estação também abriga a Central Incubadora de Mudas de Mata Atlântica Arthur Sendas, com capacidade para produzir 35 mil mudas por ano. Este trabalho é realizado por detentos do sistema prisional em processo de ressocialização, dentro do programa de responsabilidade social da companhia.

Fonte: Cedae