Início Plantão Barra CEDAE inaugura CCO em Jacarepaguá

CEDAE inaugura CCO em Jacarepaguá

Melhoria no abastecimento de água da região da Barra

No fim da manhã desta quarta-feira, dia 30 de março, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional (CCO) de Abastecimento de Água, na Gerência Regional da Cedae, localizada no Largo do Tanque, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O projeto vai beneficiar cerca de 700 mil habitantes numa área de 300km² nas regiões da Barra, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Orçadas em cerca de R$ 10 milhões, as instalações do Centro Operacional foram viabilizadas através de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Cedae e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).

Inicialmente, o CCO vai integrar 30 pontos da distribuição de água da região, permitindo que a CEDAE monitore eletronicamente o sistema em tempo real e acione à distância as válvulas para controlar a vazão e a pressão da água. De acordo com a companhia, em breve, serão 50 pontos monitorados. Além de garantir maior eficácia à operação de abastecimento, o equipamento representa mais economia para a empresa.

Segundo Victer, presidente da CEDAE, com a automação, as operações passarão a ser programadas por um software, que permite a auto-operação das válvulas, reduzindo, assim, a interferência do homem. “O sistema conta com sensores de linha, que colhem os dados de pressão e vazão em cada ponto, e transmitem para o CCO as informações por meio de sinal de celular GPRS. A Cedae não arcou com nenhum custo do projeto, que é inédito”, declarou Victer, que também agradeceu a iniciativa e a participação das empresas Carvalho Hosken e RJZ Cyrela em diversas obras da CEDAE nas regiões da Barra e de Jacarepaguá. "Esta é mais uma grande realização da parceria público-privada que visa atender os compromissos firmados, entre o Rio de Janeiro e o Comitê Olímpico Internacional-COI, para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016”, declarou o presidente. 

Participaram da inauguração do CCO o presidente da Cedae, Wagner Victer, o presidente da Associação de dirigentes de empresas do mercado imobiliário- Ademi, Rogério Chor, Carlos Fernando, da Carvalho Hosken, Gilberto Sant’Anna, da RJZ Cyrela, o comandante do 18º BPM, Ten. Cel. Carlos de Souza Alves, o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck, os deputados estaduais, Domingos Brazão, Thiago Pampolha e Zaqueu Teixeira, o vereador Renato Moura, o presidente da AMOR, Alexandre Fonte, Sr. Odilon de Andrade da Amarosas, o delegado da 16ª D.P. da Barra, Dr. Fernando Reis, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mohamed, o representante do COB,  Leslie Kikoler, entre outros.

Fonte: Aib – Plantão Barra – Graça Paes