Início Plantão Rio Cedae moderniza Centro de Processamento de Dados

Cedae moderniza Centro de Processamento de Dados

A Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Nova Cedae) começou o ano de 2010 dando continuidade ao seu processo de modernização. Nesta terça-feira (05/01), o presidente da empresa, Wagner Victer, inaugurou as novas instalações do Centro de Processamento de Dados (CPD). Montado em um imóvel próprio da Cedae, no Centro do Rio, o espaço reúne computadores e programas que garantirão a análise segura de dados da companhia estatal e a melhoria dos serviços prestados à população.

O CPD-Datacenter da Nova Cedae – que tem requisitos de governança corporativa – conta com sistemas de última geração para o acesso controlado por biometria e a prevenção de falhas na energia elétrica. O novo Centro de Processamento de Dados é composto ainda por um circuito interno de controle físico do ambiente monitorado remotamente e aparelhos de ar-condicionado mais econômicos. O data center disponibiliza sistemas das áreas Comercial, Financeira, de Suprimentos e Recursos Humanos.

– O que está sendo feito não é meramente um novo centro de processamento. Representa aumento na qualidade do atendimento ao cliente na ponta. Os equipamentos têm uma capacidade de processamento oito vezes maior, em termos de velocidade, comparado ao que tínhamos em 2006. Os aparelhos atuais permitem com que uma série de agências que temos na Baixada Fluminense e no interior possam ter conexões mais ágeis. O call center dará uma reposta mais rápida ao consumidor – explicou Wagner Victer.

O espaço auxiliou também na redução de custos com a desativação do prédio alugado onde funcionava o CPD. A Cedae economizará R$ 1,2 milhão por ano. A mudança de endereço da Rua Bambina, em Botafogo, para a Rua de Santana, no Centro, foi considerada um desafio. Mas, a Cedae manteve os serviços de 2,3 mil usuários, conectados a cerca de 140 redes locais de aproximadamente 60 lojas de atendimento ao público, a mais de 50 estações de tratamento de água e esgoto, a dois centros de controle operacional e às elevatórias.

– O novo espaço estava subutilizado. Desativamos um prédio que tinha quase seis andares e consolidamos tudo em um lugar só. É um ganho na qualidade de trabalho de cada um dos funcionários e também para a fiscalização. Estamos pegando o setor de Processamento de Dados e colocando no mesmo prédio que a área comercial. Colocamos em todas as lojas links de alta velocidade. Quero agradecer o apoio da Unisys e da Oi Telemar. São cem empregados trabalhando 24 horas por dia – ressaltou Victer.

A próxima etapa de modernização será a construção da nova sede da Companhia de Águas e Esgotos do Estado. O espaço, que deve começar a ser implantado em 45 dias, será instalado na Praça Onze, na Cidade Nova. O prédio vai ser entregue à empresa pública em até doze meses. A nova sede abrigará todos os setores da companhia, inclusive o Centro de Processamento de Dados (CPD) e o Centro de Controle Operacional. A meta é preparar o terreno nas próximas semanas para iniciar as intervenções. A empresa já começou a desativar seus antigos prédios.
 

Fonte: Gov. Estado