Início Plantão Barra Cedae realiza ações para celebrar o Dia Mundial da Água

Cedae realiza ações para celebrar o Dia Mundial da Água

A Cedae está realizando uma série de ações para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira (22/3). Serão distribuídas 5 mil mudas nativas da Mata Atlântica na Central do Brasil, por onde passam milhares de pessoas diariamente. Serão oferecidas espécies como Pau brasil, Ipê amarelo e Jacarandá, além de árvores frutíferas da região, como Jabuticaba, Grumixama, Pitanga, Cajá mirim e Jenipapo.

A ação da Cedae, em parceria com a SuperVia, tem como objetivo conscientizar a população para a importância das florestas na conservação e proteção dos mananciais de abastecimento. Será montado um estande no local para distribuição de material educativo sobre o programa Replantando Vida. Além disso, os “aguadeiros” estarão no local distribuindo água à população.

Também na sexta-feira, na Baixada Fluminense, o II seminário ‘Águas de Mesquita’ contará com a presença de representante da companhia,ministrando palestra sobre Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A palestra também será apresentada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Iguaçu, com a apresentação da mini-ETA, e no Condomínio Minha Casa Minha Vida de São João de Meriti, em parceria com a ONG Casa de Cultura.

Já no sábado (23/3), está prevista uma palestra com temas relacionados à qualidade da água e a importância da economia no consumo da água, em evento realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria Geral de Planejamento, no Tribunal de Contas do Estado. Em Campo Grande, a Cedae dará apoio ao evento ‘Passando o Rio a Limpo’, a partir das 8h, às margens do rio Cabuçu-Mirim.

No dia 25 de março, representantes da companhia apresentarão uma palestra sobre o uso consciente da água, na Fábrica da AMBEV, na ZonaOeste do Rio de Janeiro. Além da palestra, haverá doação e plantio de mudas florestais.

Plantios em municípios

A Cedae também promoverá plantios em quatro municípios. Em Bananal, no estado de São Paulo, mais de 50 voluntários irão plantar 1.500 mudas na mata ciliar do Rio Bananal, um importante afluente do Rio Paraíba do Sul.

A companhia tem contribuído para a recuperação de mananciais em todo o estado, fomentando ações de restauração florestal em locais estratégicos, contando com a parceria de diversos atores da sociedade. Outros plantios em comemoração ao dia da água também serão realizados com o apoio da Cedae em Belford Roxo, Queimados e Japeri.

Todos estes eventos contam com a distribuição de mudas produzidas por apenados do sistema prisional que integram o programa Replantando Vida, que alia recuperação ambiental com inclusão social, já que emprega apenados dos regimes semiaberto e aberto e prisão domiciliar nos sete viveiros mantidos pela Cedae no estado.

A data

A data foi instituída em 1992 pela Assembleia Geral da ONU. O objetivo era chamar a atenção da comunidade internacional para a necessidade de proteger e melhorar a qualidade da água consumida no mundo. Desde então, o tema tem mobilizado governos, organismos internacionais, empresas, ONGs e especialistas.v

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here