Início Plantão Rio CEF fará palestra sobre o programa

CEF fará palestra sobre o programa

A Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro, Solange Barata Duarte, vai fazer palestra no próximo dia 17 de junho, às 13h30, no Clube de Engenharia, sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo Governo Federal para construir, a preços subsidiados, um milhão de casas para a população com renda entre 3 e 10 salários mínimos.
A palestra da executiva da Caixa será feita durante o IV Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção (TIC 2009), com o tema Modelagem e Integração do Conhecimento na Construção para discutir novas tecnologias e as perspectivas de utilização de TI na construção e na engenharia industrial, entre os dias 17 e 19 de junho, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Juiz de Fora (UJFJ). Em paralelo será realizado o CIB-W102 Deconstructing Babel: sharing global construction knowledge, encontro internacional do Grupo de Trabalho sobre Gestão do Conhecimento na Construção do CIB – International Council for Research and Innovation in Building and Construction.
O tema é de fundamental importância para as empresas dos dois segmentos, tendo em vista que o programa Minha Casa Minha Vida vai gerar diversas oportunidades para pequenas, médias e grandes empresas da construção civil. Serão R$ 16 bilhões destinados à aquisição de projetos para construção de casas ou apartamentos para o público de renda familiar entre 0 e 3 salários mínimos, nos municípios com mais de 100.000 habitantes e nas regiões metropolitanas. R$ 12 bilhões serão destinados a subsidiar o financiamento de imóveis novos ou em construção/lançamentos às famílias de renda de até 10 salários mínimos.
Por sua vez, o crescimento dos investimentos na construção civil exige cada vez mais a articulação de ações entre as construtoras, empresas de montagem, fornecedores, integradoras, operadoras de telecom, fabricantes de tecnologia e pesquisadores. A busca por eficiência e processos de internacionalização vêm ajudando a aumentar a procura e há muito espaço para investimento em TI no setor de construção civil, principalmente no que diz respeito à interoperabilidade entre os sistemas e a soluções de controle e monitoramento.
Organizado pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing, o evento será focado nas aplicações da tecnologia de informação no setor construção e na Engenharia Industrial e alinhado com os mais recentes estudos que apontam para a necessidade de sua maior aplicação na construção como fator indutor da melhoria da produtividade e qualidade. Logo na abertura, serão apresentados pelo representante do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior as ações governamentais em curso que pretendem colaborar para a difusão da TI na construção, tais como padronização e desenvolvimento de bibliotecas BIM para os produtos e componentes nacionais, sistemas de licenciamento on line etc. Serão também apresentados resumidamente os resultados do Estudo Prospectivo da Construção, realizado pela ABDI sobre o uso de TI na construção.
Ao longo do evento serão apresentados dezenas de trabalhos técnicos sobre o tema, bem como workshops e palestras de apresentação de casos reais de aplicação. O evento será uma oportunidade de atualização e discussão dessas idéias, possibilitando aos participantes uma visão de futuro da construção no Brasil.

Fonte: Caixa Econômica Federal