A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos está realizando uma série de serviços no entorno dos cemitérios do Rio para receber a população na passagem do Dia de Finados, na terça-feira, 2/11. Os cinco cemitérios que, tradicionalmente, registram o maior fluxo de visitantes (São João Batista, Complexo do Caju, Irajá, Campo Grande e Santa Cruz) terão atenção especial.
Equipes da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC), Rioluz e Comlurb estão mobilizadas no programa integrado que inclui operação tapa-buraco, recuperação da pavimentação, do calçamento e do sistema de drenagem; restabelecimento da iluminação pública com restauração dos projetos externos, intensificação da limpeza, roçado e reforço de conteineres e caçambas.
A Coordenadoria de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários realizou vistoria em todos os cemitérios, notificando as concessionárias para correção de não conformidades. Os ficais da coordenadoria trabalharão em regime plantão a partir do próximo fim de semana até o Dia de Finados.
Além disso, a Secretaria de Conservação solicitou apoio da Secretaria Especial de Ordem Pública, com a Guarda Municipal e Controle Urbano, e Secretaria Estadual de Segurança Pública para reforço do policiamento e segurança nas áreas onde se localizam os cemitérios. A Cet-Rio também estará mobilizada para as operações especiais de tráfego no entorno dos principais cemitérios.
Em 11 cemitérios administrados pela concessionária Santa Casa de Misericórdia serão realizadas missas programadas. O Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, rezará as seguintes missas no Dia de Finados: São Francisco Xavier, às 8h, São João Batista, às 12h, e Santa Cruz (Cemitério dos Indigentes), às 16h.
São os seguintes os cemitérios da cidade: São João Batista (Botafogo), São Francisco Xavier (Caju), Inhaúma (Del Castilho), Ilha do Governador (Cacuia), Irajá (Irajá), Jacarepaguá (Pechincha), Ricardo de Albuquerque (Ricardo de Albuquerque), Realengo (Padre Miguel), Campo Grande (Campo Grande), Santa Cruz (Santa Cruz), Paquetá (Paquetá), Piabas (Recreio), Guaratiba (Guaratiba), Cemitério dos Ingleses (Gamboa), Cemitério Parque Jardim da Saudade (Sulacap), Cemitério do Catumbi (Catumbi), Cemitério Tradicional (Caju), Memorial do Carmo (Caju), Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (Caju) e Cemitério Parque Jardim da Saudade (Paciência).
Fonte: Prefeitura do Rio