Por Eduardo Tavares*
O domingo de sol em Ipanema, Zona Sul, foi marcado pela manifestação de centenas de cariocas que foram à orla protestar contra a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil. Desde cedo, os manifestantes, que se concentraram em frente a Rua Vinícius de Moraes, distribuíam panfletos explicando que o presidente do Irã não é um inimigo apenas de Israel, mas de todo o Ocidente.
– Ele persegue as minorias gays, opositores políticos e democratas e mulheres que têm seus direitos sociais negados. Esta figura será recebida pelo presidente Lula – protestou a publicitária, Susana Silva.
Segundo os manifestantes, ao negar o Holocausto, Ahmadinejad atrai simpatia de grupos fundamentalistas modernos mantendo-se ligado a antigos ícones do totalitarismo como Hitler e Mussolini. Para os opositores à visita do presidente iraniano, o Brasil tem compromisso com a democracia e com os direitos humanos e o regime atual do Irã leva à exclusçao e ao ódio, sendo a oposição à visita um ato de civismo e de defesa da democracia.
* repórter especial AIB – [email protected]
Fonte: Coexistência