Início Plantão Rio Central 1746 completa dois anos com 5,5 milhões de ligações recebidas

Central 1746 completa dois anos com 5,5 milhões de ligações recebidas

Criada em 23 de março de 2011, a Central de Atendimento ao Cidadão está totalmente integrada à rotina do carioca. Ligando 1746, acessando o site ou fazendo solicitações via aplicativo para celular, os moradores se acostumaram a se comunicar com a prefeitura, cobrando diariamente por melhorias para a cidade.

A parceria tem crescido com o tempo, bem como as mudanças promovidas para implementar os atendimentos. Atualmente, a Central 1746 oferece 2.015 serviços e informações. Além disso, 42 órgãos integram os atendimentos, o que resulta em 75% da população satisfeita com os serviços prestados.

A média mensal de solicitação de serviços passou de 51 mil, no primeiro ano de funcionamento da Central para 65 mil, no segundo ano. E a resolutividade nos chamados passou de 83% no primeiro ano para 86% no segundo ano.

Órgãos e serviços

Neste segundo ano de atuação, 13 órgãos passaram a atender demandas via 1746. Entre eles estão o Procon Carioca e as secretarias municipais de Habitação e de Urbanismo.

Atualmente, 72% das solicitações são para serviços, sendo que cinco órgãos detém cerca de 90% desta demanda: Comlurb, Rioluz, Guarda Municipal, Seconserva e Defesa Civil.

Cinco serviços, os mais solicitados, concentram cerca de 60% das ligações ao 1746: remoção de entulho (442.525 pedidos desde a criação do 1746), reparo na iluminação (153.332), estacionamento irregular (131.228), limpeza urbana (85.217) e tratamento de árvore (71.128).

Os campeões de solicitações

Desde a criação da Central 1746, a remoção gratuita de entulho foi o serviço mais solicitado pelos cariocas. Já o bairro que mais se utilizou do 1746 neste período foi Campo Grande e o órgão mais acionado foi a Comlurb.

Remoção de entulho é o principal pedido dos moradores via central e web. Já pelos aplicativos de celulares o campeão de solicitações é o estacionamento irregular.

Assuntos relacionados a ônibus foram os que mais receberam sugestões e denúncias neste segundo ano do 1746. O serviço de ônibus é o mais criticado pelo cidadão e a limpeza é o que recebe mais elogios.

Números do 1746

– 93% das solicitações foram feitas via teleatendimento.
– 5% via Internet.
– 2% via aplicativos para celulares.
– 1º ano: 2.5 milhões de ligações recebidas.
– 2º ano: 3 milhões de ligações recebidas, crescimento de 20%.
– 1º ano: 139.726 acessos via Internet.
– 2º ano: 205.346 acessos via Internet, crescimento de 47%.
– 1º ano: 11.315 downloads do aplicativo para celular.
– 2º ano: 19.436 downloads, crescimento de 72%.

A Central de Atendimento

Criado pela Prefeitura do Rio, o 1746 foi inspirado no “311” de Nova York. O serviço funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, com 300 atendentes.

Com capacidade para 234 atendimentos simultâneos e 600 mil atendimentos/mês, o contato com o 1746 pode ser feito por telefone, com o custo de uma ligação local, pelo site www.1746.rio.gov.br, ou através de aplicativos para celulares, permitindo que os usuários fotografem os problemas e enviem fotos em tempo real nas solicitações de reparo.

 

Prefeitura do Rio