Início Plantão Rio Central do Brasil é homenageada pelos correios

Central do Brasil é homenageada pelos correios

Patrimônios históricos e arquitetônicos do Rio de Janeiro, a Central do Brasil e seu famoso relógio viraram selo postal. A estação de trem mais conhecida do país foi homenageada pelos Correios neste sábado (30/4), Dia do Ferroviário. O selo comemorativo faz parte da série Estações Ferroviária e custará R$ 1,10. Na edição especial, foram produzidos 900 mil exemplares.
O secretário de Transportes, Julio Lopes, destacou a importância cultural da estação centenária. Lopes lembrou ainda do papel fundamental da Central do Brasil na logística ferroviária da cidade. Pela estação, circulam cerca de 600 mil passageiros diariamente.
– Além de ser um passeio para milhares de pessoas todos os dias e o principal local de integração intermodal do estado, a Central do Brasil é importante também sob o ponto de vista histórico e arquitetônico. O prédio  merece receber esta homenagem dos Correios – afirmou.
A homenagem à Central do Brasil – que liga o centro do Rio às zonas Norte e Oeste e à Baixada Fluminense – foi sugerida pela população que participou do projeto Sua Ideia pode virar selo, através do site www.correios.com.br. Com o apoio da Comissão Filatélica Nacional, os Correios lançaram também neste sábado selos comemorativos das estações da Luz e Júlio Prestes, em São Paulo.
– Os Correios valorizam temas de destaque, ressaltando os diversos caminhos percorridos ao longo da construção da identidade do país. É um compromisso rda empresa registrar nessas emissões os esforços dos brasileiros na construção de estações que foram pontos de partida para levar o desenvolvimento a vários lugares – disse o diretor-adjunto regional dos Correios do Rio de Janeiro, Marcelo Ganim.
Amor sob trilhos
“Nas veias do ferroviário não corre sangue, correm trilhos”. A frase de Ricardo Castelo resume a paixão por sua profissão. O maquinista, de 48 anos, dedicou metade de sua vida às ferrovias. E não foi apenas conduzindo seus passageiros. Castelo estuda a memória das estações ferroviárias e divide suas descobertas e curiosidades no jornal Entre Linhas, da SuperVia. Hoje, ele representou a categoria e carimbou o primeiro envelope com o selo da Central do Brasil.
– Fico feliz em participar de um momento importante como esse, quando os Correios eternizam a Estação Ferroviária Central do Brasil. Gosto muito de contar a história desse lugar monumental e esse dia entrará para a minha lista de datas especiais – revelou o maquinista, que pensa em contar suas histórias também em um livro.
Central do Brasil para filatelista
A Central do Brasil, inaugurada em 1858 e reconstruída nos anos 30, será carimbada nos envelopes de correspondências que percorrerão todo o país e irá parar nas coleções de filatelistas. As cartas já marcaram a história do prédio art déco, que serviu de cenário para um dos filmes de maior sucesso do cinema nacional: Central do Brasil, que ganhou prêmios internacionais e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999.

Fonte: Governo do Rio