Início Plantão Barra Centro da Pessoa com Deficiência em Jacarepaguá cadastra famílias interessadas

Centro da Pessoa com Deficiência em Jacarepaguá cadastra famílias interessadas

Reinaugurado em 24 de dezembro de 2018, após 2 anos, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, já contabiliza 80 famílias inscritas na primeira fase de cadastramento.

 

Iniciada no dia 26 de dezembro, a etapa serve para identificar o perfil de cada família interessada nos atendimentos de reabilitação e inclusão social oferecidos no espaço. O espaço já está em funcionamento, com o apoio de servidores estatutários – entre psicólogos e terapeutas ocupacionais – no atendimento ao público, mas realizará chamamento público para a contratação de funcionários. A seleção está prevista para março deste ano.

 

Quando estiver funcionando plenamente, o CRPD deverá fazer pelo menos 3 mil atendimentos por mês, sendo 400 pessoas por dia – 200 no Centro Municipal de Atendimento ao Autista (Cema), que também funciona no local. 

 

O Centro de Referência do Rio ocupa uma área de 3.477 metros quadrados. O prédio possui dois pavimentos com salas de atendimento, vestiários, consultórios médicos e piscina para sessões de hidroterapia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. na Rua Candido Benício, na Praça Seca, em Jacarepaguá.  

 

Este é o 7º CRPD da cidade. Em 2018, os espaços já existentes em Vila Isabel, Irajá (Zona Norte), Campo Grande, Santa Cruz (Zona Oeste), São Conrado (Zona Sul) e Centro realizaram mais de 70 mil atendimentos. Nessas unidades as pessoas com deficiência recebem apoio variado: há equipes formadas por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, intérpretes de libras e instrutores de oficinas.

 

Também são desenvolvidas atividades culturais, artísticas e esportivas, além de sessões de musicoterapia e oficinas de informática.