Início Plantão Brasil Centro de Operações do Rio e Instituto TIM lançam aplicativo para operação...

Centro de Operações do Rio e Instituto TIM lançam aplicativo para operação de megaeventos

 

Fotos: Daniel Coelho

 

 

O Centro de Operações Rio (COR) apresentou na  quarta-feira (15/06), o aplicativo para dispositivos móveis ZUP RIO, voltado à operação de megaeventos. Elaborada em conjunto com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) em parceria com o Instituto TIM, a nova ferramenta será utilizada por técnicos e agentes de campo para registro e atendimento de ocorrências que envolvem limpeza urbana, mobilidade e transporte, ordem pública, iluminação e outros temas relacionados à gestão municipal. Em agosto, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o aplicativo será utilizado por cerca de 300 agentes de campo, permitindo o envio de relatos e a publicação de imagens em tempo real. 

 

– Esse aplicativo representa o recebimento, por uma única ferramenta, de informações mais organizadas sobre determinada ocorrência. Através da sua utilização por agentes operacionais, conseguiremos obter informações georreferenciadas, que nos darão uma clareza maior sobre o que está acontecendo e a sua localização exata. É uma iniciativa que vai enriquecer a visão do COR e contribuir com a nossa função de coordenar ajustes operacionais nos grandes eventos. Esse trabalho vai minimizar possíveis impactos negativos de ocorrências na rotina da cidade – afirmou o chefe-executivo de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio, Pedro Junqueira.

 

 

 

Com a chegada do ZUP Rio, a prefeitura espera oferecer uma resposta mais rápida às demandas e solucionar situações emergenciais na cidade ao proporcionar uma comunicação mais organizada entre as equipes e acompanhamento do fluxo de resolução. 

 

No Rio de Janeiro, o sistema foi adotado, em dezembro do ano passado, para auxiliar nos trabalhos e demandas da Seconserva, como trabalhos de pavimentação e manutenção de vias públicas. Desde o seu lançamento, 200 agentes públicos da secretaria já utilizaram o sistema, nomeado de ConservaZUP e, por meio dele, enviaram mais de 4.400 mil solicitações. Por conta de seu sucesso, o órgão municipal, o COR e o Instituto TIM realizaram um levantamento das novas funcionalidades e demandas para que o ZUP se tornasse útil na gestão de grandes eventos, como a comunicação entre equipes.

 

 

 

– Através desse aplicativo, conseguimos inventariar e analisar o tempo de dinamismo de cada ocorrência no Rio de Janeiro. Isso tudo forma um grande banco de dados, através do qual conseguimos dimensionar e planejar cada vez melhor, dando mais velocidade ao nosso tempo de resposta. Não se trata de um aplicativo de eventos, mas de uma ferramenta criada para a operação da cidade. É um aplicativo sem custo algum para a prefeitura, que terá como seu principal cliente o cidadão – acrescentou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

 

 

 

Por se tratar de um software livre, o sistema ZUP, desenvolvido pelo Instituto TIM, pode ser adotado por qualquer município que tiver uma equipe técnica e gestora apta a implantá-lo para gerir seus serviços públicos de forma mais eficiente, transparente e participativa. De fácil administração e com interface sem complicações, a ferramenta foi criada para atender às necessidades dos gestores municipais e dos cidadãos no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação.

 

 

 

Com a plataforma, os administradores municipais podem gerir melhor os dados referentes aos serviços de zeladoria da cidade, aumentando sua capacidade de planejamento, execução e monitoramento. O sistema está alinhado às diretrizes da Política Brasileira de Governo Digital, que orienta os gestores públicos a atuarem em três pilares: a interação com o cidadão; a melhoria da sua gestão interna; e a integração com parceiros e fornecedores.

 

– Estamos falando de uma forma inovadora de lidar com os problemas da cidade. O sistema permite registrar todo o histórico de atendimento, organizando, documentando e sistematizando as informações. Para nós, é uma honra nos unirmos ao Rio de Janeiro, uma vez que o COR é pioneiro em monitoramento e gestão de crise. Que tenhamos um legado extremamente proveitoso na transformação do Rio em uma cidade inteligente – destacou o presidente do Instituto TIM, Manoel Horácio.

 

 

 

Além do Rio de Janeiro, o ZUP também está em operação em São Bernardo do Campo (SP) e em Boa Vista (RR). O case em São Bernardo do Campo foi vencedor na categoria Cidades e Big Data do Prêmio Governarte 2015, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que premia as iniciativas mais inovadoras de governos da América Latina.