Início Plantão Barra Centro de Saúde oferece terapia comunitária integrativa

Centro de Saúde oferece terapia comunitária integrativa

 

O Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah, no Jardim América, promove toda segunda-feira, das 10h às 11h, a terapia comunitária integrativa. A atividade foi implementada pela equipe de terapia ocupacional da unidade, que percebeu a alta demanda dos pacientes por assistência além do tratamento com medicamentos. 

 

Também conhecida como terapia de Barreto, a iniciativa permite que os pacientes construam redes sociais solidárias coesas de promoção e prevenção da saúde e passem a entender a significação do convívio social. Esse modelo de terapia parte do princípio que não se deve medicalizar o sofrimento, que os medicamentos são para patologias e o sofrimento deve ser resolvido com diálogo, acolhimento e coletividade.

 

Durante a atividade, os participantes compartilham vivências, sabedoria e angústias. Os pacientes dependentes de medicamentos para depressão e com graves problemas psicológicos tendem a melhorar significativamente seu estado de saúde com a prática da terapia de Barreto. Durante a roda deconversá há votação em grupo para definir o tema que será abordado, além de ser perguntado se alguém já passou por algo parecido, como foi e o que fez para superar, estimulando o debate e o diálogo.

 

O CMS Nagib Jorge Farah fica na Praça Michael Cheib, s/n, no Jardim América.