Início Plantão Rio Centro de segurança será montado para Olimpíadas

Centro de segurança será montado para Olimpíadas

Um grande Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI) reunindo as forças de segurança e de atendimento da cidade do Rio, como polícia, defesa civil, trânsito e saúde. Esse é apenas um dos projetos da Secretaria de Estado de Segurança para garantir a tranquilidade da população, atletas e turistas durante e após a realização das Olimpíadas. O centro, que ficará pronto em 2010, é inspirado em um modelo desenvolvido em Nova Iorque e vai tornar mais dinâmica a troca de informações entre o governo. Além do CCCI, mais outros três pilares compõem a estratégia da secretaria para a área de Segurança para os próximos dez anos: a recuperação do efetivo da PM, a ampliação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS) e a elaboração de um plano de metas.
 
O secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, ressalta que os projetos seriam realizados independentemente de a cidade sediar ou não os jogos.
 
– Eles fazem parte do nosso planejamento para os próximos dez anos, ou seja, seriam feitos mesmo sem a vitória do Rio. O planejamento é para a melhoria da segurança dos fluminenses a longo prazo – explicou Beltrame. Vale lembrar que a segurança das Olimpíadas, assim como foi nos Jogos Pan-Americanos, é de responsabilidade e coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
 
Confira os quatro pilares da Segurança Pública para os próximos 10 anos:
 
1) Recuperação do quadro efetivo da PM.
Como a polícia do Rio nunca trabalhou com planejamento de longo prazo, o quadro demonstrativo de efetivo da PM era dos anos 80. O quadro será expandido para até 60 mil homens. É um número a ser perseguido ao longo dos próximos anos.
2) Ampliação das UPPs.
Além das cinco comunidades já existentes, mais 40 estão sendo estudadas. O projeto não vai parar. Em 2010, cerca de três mil novos policias serão alocados nestas unidades de policiamento comunitário.
3) Investimento em tecnologia.
Há vários projetos em estudo. De concreto, além do Centro de Inteligência moderníssimo, que é legado do Pan, o Rio vai ganhar em 2010 um grande Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI). Ali vão trabalhar todas as forças de segurança e de atendimento da cidade. Mais de mil câmeras serão direcionadas para este Centro. Tal tecnologia já é utilizada em várias cidades de primeiro mundo.
4) Integração das polícias e plano de metas.
Pela primeira vez, as polícias do Rio estão trabalhando com metas de redução da criminalidade. Junto com isso houve uma readequação de toda geografia da ação policial. Batalhões serão subdivididos em companhias, delegados e oficiais passarão a fazer reuniões trimestrais e prêmio em dinheiro será oferecido para aqueles que atingirem os resultados propostos pela Secretaria. O importante é que a cultura por resultado seja implementada. O segundo semestre é justamente a fase de implementação.

Fonte: Governo do Rio

1 COMENTÁRIO

  1. bom dia! Estou Fazendo meu TCC sobre a logistica desportiva com enfase nas paraolimpiadas,e gostaria de saber onde encontro material disponivel para pesquisa, que fale sobre como é feita a segurança dese tipo de evento.

    Atenciosamente.

Comments are closed.