Início Plantão Rio Ceperj encerra inscrições para cargos de diretor de escolas estaduais

Ceperj encerra inscrições para cargos de diretor de escolas estaduais

Terminam neste domingo (1/07) as inscrições para o processo de seleção interna da Secretaria de Educação para os cargos de diretor de unidade escolar (70 vagas) e diretor adjunto (154 vagas). 

Os professores da rede estadual que se interessarem têm até 12h de domingo para acessar oportal da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) e preencher as fichas de inscrição. O edital e todos os seus anexos continuarão no site da organizadora para os candidatos ficarem familiarizados com as normas que regem a seleção.

Para conquistarem as funções gratificadas de diretor, os professores passarão por uma bateria de quatro etapas: prova objetiva de conhecimentos específicos, análise de currículo e experiência profissional, avaliação de perfil e curso de formação. Os selecionados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e receberão, mensalmente, a respectiva gratificação sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, orienta os candidatos interessados no sentido de se certificarem de que preenchem todos os requisitos exigidos, antes de efetuarem suas inscrições, como, por exemplo, serem servidores ativos da carreira do magistério da Secretaria de Educação, há três anos, no mínimo.

O diretor também sugere que os candidatos não deixem para preencher suas fichas nas últimas horas do prazo, evitando possível sobrecarga da rede. A Secretaria de Educação e a Fundação Ceperj não se responsabilizam por solicitação de inscrição via internet não recebida por qualquer motivo, por procedimento indevido dos usuários, seja de ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. As inscrições recebidas serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, para informar se há processo administrativo em andamento ou penalidade aplicada.

Efetivada a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente imprimir, em duas vias, o documento referente à matrícula realizada, que será disponibilizado pelo sistema após o término do processo. A cópia da ficha servirá de pré-requisito para a segunda etapa, – análise de currículo. Quem não conseguir realizar a impressão deverá entrar em contato com a organizadora pelos telefones (21) 2334 7125 ou 2334 7126 para as providências necessárias.

A documentação comprobatória das informações prestadas deverá ser colocada em envelope devidamente lacrado e identificado, devendo ser entregue no dia da prova objetiva de conhecimentos específicos, a ser aplicada em 15 de julho. Para fazer o exame, os candidatos deverão imprimir o cartão de confirmação de inscrição (CCI), via internet, no site da Ceperj, a partir de 11 de julho. O CCI terá de ser apresentado por ocasião da prova objetiva.

A análise de currículo será feita com base nas informações preenchidas pelo candidato no ato da inscrição e terá caráter classificatório. Somente serão analisados os documentos comprobatórios de títulos e experiência profissional, informados na inscrição, dos candidatos classificados na primeira etapa – prova objetiva de conhecimentos específicos.

Todos os candidatos classificados na análise de currículo participarão da avaliação de perfil (terceira etapa), onde serão avaliadas várias competências, como liderança, visão global, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Também serão observadas fluência verbal, proatividade e iniciativa, criatividade e inovação, entre outras características.

O curso de formação, a quarta etapa, estará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e será realizado com os candidatos considerados aptos na avaliação de perfil. em data a ser divulgada no site da Seeduc – www.educacao.rj.gov.br. A capacitação será obrigatória para os candidatos aprovados e convocados. Será considerado eliminado o candidato que não comparecer ou se ausentar, sem justificativa legal, durante o curso.

 

Fonte: Governo do Rio