Início Plantão Mundo Cerca de mil novo casos por dia no mundo

Cerca de mil novo casos por dia no mundo

Fadiga, fraqueza, má circulação, dores ósseas, fraturas frequentes, confusão mental e predisposição a infecções, são alguns dos sintomas mais comuns da pessoa com mieloma múltiplo. O diagnóstico errado ou tardio, pode comprometer a sobrevida do paciente.

Segundo o National Cancer Institute, o mieloma múltiplo acontece quatro vezes mais do que a leucemia. Trata-se de um tipo de câncer de medula que atinge as células plasmáticas (tipo de glóbulos brancos, células produtoras de anticorpos). A medula é o tecido esponjoso que preenche o centro da maioria dos ossos e o mieloma múltiplo recebe esse nome por afetar várias áreas da medula.

Os especialistas brasileiros em doenças hematológicas estão cada vez mais preocupados com o diagnóstico tardio. Além dos ortopedistas, os fisioterapeutas e os reumatologistas precisam ser informados sobre o mieloma para solicitar os exames necessários e salvar vidas. Para ter um diagnóstico preciso, basta o médico solicitar um exame de sangue, como a Eletroforese de Proteínas Séricas, que identifica o mieloma entre outras doenças.
A meta dos médicos especialistas em onco-hematologia no Brasil é de fazer com que os pacientes possam ser diagnosticados com a doença em estágio inicial, como nos EUA, onde cerca de 40% dos pacientes tem a doença identificada por meio de exames de rotina.

 

Fonte: Venturine Assessoria