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Cerveja gourmet e camisetas eternizam o trapalhão Mussum como hit da cultura pop

“Cacildis” é o que, sem dúvidas, Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994) – o eterno “Trapalhão” Mussum – diria sobre a febre que virou nas redes sociais. O “Mussum Forevis” se tornou uma grande mania na internet. Tudo começou em 2009, com uma paródia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e mais tarde voltou com força total colocando o rosto do comediante no lugar de diversas celebridades do Brasil e do mundo.

 
Crédito:Divulgação
Entre os principais exemplos, estão: o fundador da Apple, “Steve Jobis”, e o lutador brasileiro e ex-campeão de UFC, “Anderson Silvis”. Até uma conta no Twitter ele ganhou (@MussumAlive). Mas o “Trapalhão” também se mostrou muito interessante do ponto de vista comercial, e a estreia não poderia ser mais autêntica. Quase vinte anos após sua morte, o dono das frases “Suco de cevadis deixa as pessoas mais interessantis” e “Mais vale um bebadis conhecidis que um alcoólatra anonimis” virou rótulo de cerveja com a marca “Biritis”, produzida pela Brassaria Ampolis. Lançado em agosto de 2013 por um dos filhos do humorista, Sandro Gomes, e mais dois sócios e amigos de infância, Diogo Mello e Leonardo Costa, mais que um projeto comercial, o produto é uma homenagem ao ator.
 
 
 
“Somos amigos há 26 anos e o Sandro sempre comentava que queria pensar em uma maneira de homenagear o pai. Há dois anos, durante uma viagem com nossas famílias, estávamos tomando cervejas especiais e tivemos essa ideia, que começou como brincadeira. Então passamos a levar a sério e a pesquisar o mercado.
 
 
 
Foram dois anos colocando o projeto em pé, estudando receita, estilo etc.”, conta Diogo Mello. A “Biritis” é uma exclusiva Vienna Lager, de baixa fermentação, malte importado, cor alaranjada e aroma de lúpulo. A receita foi desenvolvida por André Cancegliero, da Cervejaria Urbana, e a produção é feita pela Dortmund, de Serra Negra, São Paulo. Os eventos de lançamento do rótulo, ambos em agosto do ano passado, aconteceram no Rio de Janeiro, no Delirium Café, bar localizado em Ipanema; e, em São Paulo, no Empório Alto dos Pinheiros. Ainda em 2013, a Ampolis participou de dois grandes eventos do mundo cervejeiro: o “Beer Experience” e o “Mondial de La Bière”.
 
 
 
De acordo com Diogo, a ideia era criar uma cerveja que fosse especial, por isso a escolha pela Vienna Lager, que, ao mesmo tempo em que é mais elaborada, ela não “choca” o paladar de quem não é um apreciador de bebidas mais encorpadas. “Ela é rara, existem umas duas ou três marcas desse estilo. Dentro desse projeto, tudo o que a gente faz tem o espírito do Mussum, uma personificação de seu personagem. Apesar de seu jeito popular, ele era único”, completa. 
 
 
 
Durante os três primeiros meses, os pontos de vendas se restringiram ao eixo Rio – São Paulo, mas com a demanda abriram para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Atualmente são 600 pontos de venda e o valor sugerido é de R$ 19. 
 
 
 
Diogo afirma que o mercado de cervejas artesanais vive um momento de franca expansão e com potencial de crescimento cada vez maior. Durante os seis primeiros meses de operação, a Brassaria Ampolis contou com uma produção de vinte mil litros por mês e está entre as quatro maiores empresas artesanais do Brasil em termos de volume. “Tivemos uma demanda muito maior do que conseguimos, por enquanto, atender”, ressalta o sócio. A empresa conta com um site e-commerce que faz entrega para todo o país, além da parceria feita com a Rede Mr. Beer. “Biritis” promete ser apenas o primeiro rótulo da produção da Ampolis.
 
 
 
Moda
Crédito:Divulgação
Cerveja gourmet Biritis
 
 

O rosto e as piadas do humorista também se aventuraram no universo da moda. Após comprar, há um ano, os direitos de uso de imagem do “Trapalhão”, a marca Reserva lançou a Linha “Use Mussum”, em fevereiro deste ano. As camisetas, que relembram as pérolas do ator, estão à venda na loja on-line, por um preço de R$ 69 cada.

 
 
 
Segundo Gabriel Carvalho, coordenador de mídias de todo o Grupo Use, a marca montou um novo braço de negócios com foco em camisetas, o Grupo Use. Por meio dele, administram separadamente os sites da Huck (em parceria com o Luciano Huck usehuck.com), da Regina Casé (aloregina.com), do de AaZ (usedeaz.com) e do Mussum (usemussum.com). De acordo com a empresa, foi feito um investimento de R$ 300 mil na elaboração do site e do conceito dos produtos.
 
 
 
“As camisetas serão vendidas apenas on-line. O objetivo é mostrar nossa força e a nossa cara na internet, onde o comediante continua sendo mais do que um sucesso. Não temos a pretensão de expandir a marca para o off-line”, completa Gabriel. O consumidor também tem a opção de comprar vale-presentes, com valores de R$ 100 a R$ 400, e o frete é gratuito para compras acima de R$ 150.
 
 
 
“Ninguém é mais Brasil e contracultura do que ele. O humorista fez parte de um quarteto composto por um negro assumidamente alcoólatra e diversos comediantes com características bem peculiares. Fez parte de uma época em que falávamos das nossas coisas e características sem medo de sermos felizes ou de sermos criticados por isso. De uma época incrível na qual éramos capazes de rir de nós mesmos”, diz Gabriel.
 
 
 
Atualmente, somente a Brassaria Ampolis e a Use Mussum têm os direitos ao uso de imagem do artista.
 
 
 
“São dois projetos independentes. A Reserva teve essa ideia e entrou em contato com o Sandro e seus irmãos para pedir autorização. Sempre tiveram vários produtos piratas dele, mas agora a família assumiu essa questão para fazer o controle de forma mais rígida. O intuito é que seja algo bem restrito”, destaca Diogo.
 
 
 
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