Início Plantão Brasil Cet-Rio anuncia novo planejamento de trânsito para as obras do BRT Transbrasil

Cet-Rio anuncia novo planejamento de trânsito para as obras do BRT Transbrasil

Transbrasil

A CET-Rio informa que a partir do próximo final de semana, dias 12 e 13 de setembro de 2015, serão iniciadas novas frentes de obras na Avenida Brasil. Uma sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade.  Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obras como também em todo o entorno. Será providenciado acréscimo de efetivo exclusivo para o monitoramento e atuação no trecho citado, principalmente nos pontos de ônibus, de forma a promover a fluidez, bem como a orientação aos motoristas e a ação em ocorrências de trânsito. 

 

 


TRECHO CEASA GUADALUPE – SENTIDO OESTE

No sábado (12/09), às 5h, será ampliada a área de ocupação do canteiro de obras na Av. Brasil, no trecho entre a passarela 27 (Irajá) e o Shopping Guadalupe, agora também no sentido Deodoro.

 

Será bloqueada uma faixa junto ao canteiro central, no sentido Deodoro da Avenida Brasil. Haverá também um redimensionamento e redistribuição das faixas restantes, de forma a proporcionar o quantitativo de três faixas de trânsito.

 

 

As faixas exclusivas para ônibus até o momento instaladas serão mantidas para garantir a prioridade ao transporte público, mas não haverá faixa exclusiva de ônibus nesse trecho.

 

 

 

IMPACTOS ESPERADOS NO TRÂNSITO

Em função da supressão de uma faixa, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida na Avenida Brasil também no sentido Deodoro. Os reflexos no trânsito podem ocorrer principalmente nos horários de pico da tarde, não somente na Avenida Brasil, mas também na saída da Rodovia Presidente Dutra, sentido Zona Oeste, entre Parada de Lucas e Irajá.

 

 

 

TRECHO ENTRE CANAL DO CUNHA E FIOCRUZ  – SENTIDO CENTRO

No domingo (13/09), às 5h, será ampliada a área de ocupação do canteiro de obras na Av. Brasil, sentido Centro, no trecho entre as passarelas 6 e 4. Serão interditadas duas faixas junto ao canteiro central, no sentido Centro da Avenida Brasil.

 

 

 

 

OUTRAS MEDIDAS

Uma faixa reversível será implantada sobre o pavimento rígido localizado no interior da obra, na faixa junto ao canteiro central sentido Oeste e funcionará como faixa reversível exclusiva para ônibus nesse trecho, de segunda a sexta (exceto feriados), da seguinte forma:

  • Operação no sentido Zona Oeste das 14h às 21h
  • Operação no sentido Centro das 5h às 13h

Nos sábados, a faixa exclusiva funcionará apenas no sentido Centro, durante todo o dia.

 

 

 

Além disso, haverá alterações nas agulhas existentes na região. A agulha de acesso da pista lateral para a pista central, sentido Centro, em frente à FIOCRUZ e logo após a saída da Linha Amarela, será fechada. Outras duas agulhas, entre as passarelas 6 e 5, terão seu sentido de acesso invertido: a primeira agulha, sentido Centro, passará a ter acesso da pista lateral para a central; e a segunda, próxima à passarela 5, terá seu acesso da pista central para a lateral.

 

 

IMPACTOS ESPERADOS NO TRÂNSITO

 

Em função da supressão de duas faixas, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida na Avenida Brasil no sentido Centro. 

Os reflexos no trânsito podem ocorrer principalmente nos horários de pico da manhã ao longo da Avenida Brasil, entre a Ilha do Governador e Benfica e também na Linha Amarela, sentido Centro. Além disso, há a expectativa de aumento no volume de veículos circulando nas rotas alternativas.

 

ROTAS ALTERNATIVAS

·         A partir da Penha: Avenida Lobo Júnior, Avenida Brás de Pina, Rua Ibiapina, Rua Uranos, Avenida Democráticos, Avenida Dom Heldér Câmara e Viaduto de Benfica.

·         A partir de Bonsucesso: Avenida Teixeira de Castro, Rua Cardoso de Morais e Rua Leopoldo Bulhões.

As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:

·         Av. Dom Helder Câmara

·         Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio

·         Av. Pastor Martin Luther King Junior e Avenida Dom Helder Camara.

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Devido ao impacto gerado pelas intervenções são esperados reflexos no trânsito.  O uso do transporte público de alta capacidade, trem, barcas (Niterói e Ilha) e metrô é a melhor opção para os deslocamentos da população.