Início Plantão Rio Cetep Quintino apresenta recital de piano

Cetep Quintino apresenta recital de piano

Os alunos, professores e funcionários das unidades localizadas no campus da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), além da comunidade no entorno, têm um compromisso com a música clássica na próxima quarta-feira (23/09). O pianista Paulo Rogério Faria apresentará um recital no teatro do Cetep Quintino, a partir das 14h. No programa, figuram compositores mundialmente conhecidos, como Bach, Beethoven, Chopin, Debussy e Villa-Lobos.

O Concerto Didático de Piano, uma iniciativa da Escola de Música Baden Powell, tem por objetivo democratizar a música clássica, trazendo-a ao alcance de todos que se deixarem tocar com a sua beleza harmônica. Para colocar essa meta em prática, nada melhor do que o músico Paulo Rogério Faria, que iniciou seus estudos aos 20 anos, tendo como mestres a pianista Linda Bustani e Luiz Medalha. Após concluir o bacharelado em piano na UNI-RIO, ele foi selecionado, através de concurso, para integrar a orquestra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ como solista.

Em 1999, Paulo Rogério conquistou a primeira colocação no concurso público da Faetec, onde leciona piano e teclado. O professor é responsável ainda pela elaboração de projetos na área de produção de ópera e musicais. Para ele, a divulgação do repertório da música erudita no âmbito da Escola de Música Baden Powell, da Faetec, vem acrescentar e enriquecer as possibilidades de nossa comunidade conhecer as mais diversas manifestações da cultura musical.

– Este recital será marcado por breves comentários sobre as obras, seus compositores e aspectos estilísticos. O repertório abordado vai desde o período barroco, na música de Johann Sebastian Bach, até Villa-Lobos, cujo centenário da morte se comemora neste ano, passando pelo romantismo do século XIX, na música de Chopin e o impressionismo de Debussy. A idéia é contribuir para a desmistificação da dificuldade de se entender música erudita e plantar uma sementinha para a formação de novas platéias – concluiu.

Fonte: Faetec