Início Plantão Brasil CFM participa de debate no Supremo

CFM participa de debate no Supremo

Na abertura da segunda semana da audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a saúde pública no Brasil, o porta-voz do Conselho Federal de Medicina (CFM), conselheiro federal representante de Minas Gerais, Geraldo Guedes, afirmou que a contribuição do conselho é essencialmente quanto à garantia do direito à saúde e suas repercussões no Judiciário quando esses direitos não se efetivam.

Guedes observou que 40 milhões de brasileiros têm planos de saúde porque não se sentem seguros no sistema e protestou contra o sub-financiamento do SUS. Afirmou que o Brasil aparece em penúltimo lugar, numa comparação entre doze países da América, em investimento público na saúde.

– Este aporte ainda precário de recursos públicos para a saúde é o fato mais grave a induzir um lento desenvolvimento do SUS, penalizando as populações mais carentes e condenando-as a iniquidade de acesso ao sistema – disse. Guedes defendeu ainda um plano de carreira para os médicos e salários justos para a categoria.

Fonte: CFM