Início Plantão Mundo Chávez comemora 12 anos no poder

Chávez comemora 12 anos no poder

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 56 anos, comemora 12 anos no poder e prepara-se para mais um mandato – de seis anos. Em comemoração, Chávez convocou “revolucionários” de 70 países para que participem de uma jornada de solidariedade internacional em favor da Revolução Bolivariana e do projeto de instaurar na Venezuela um regime de “socialismo do século 21”.
O deputado Rodrigo Cabezas, do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) – o de Chávez – disse que intelectuais, poetas, cientistas, militares revolucionários participarão das celebrações em 70 países. A partir deste ano, Chávez enfrenta uma oposição coesa na Venezuela.
Em 2 de fevereiro de 1999, Chávez assumiu o poder em meio a uma crise envolvendo dois dos principais partidos políticos – Ação Democrática e Copei – e depois de a Assembleia Nacional aprovar uma nova Constituição, posteriormente revista pelo presidente. Na revisão, Chávez aprovou alterações autorizando a reeleição. 
Em abril de abril de 2002, o presidente foi retirado do poder por um grupo de militares e civis, mas conseguiu retornar ao cargo. No fim deste ano, ele enfrentou uma greve geral que paralisou o país durante dois meses. Em 2006, foi reeleito para um mandato de seis anos.
Com reformas contestadas pela oposição, teve de lidar nos últimos meses com o descontentamento popular pela falta de segurança no país, com uma crise econômica que levou à desvalorização da moeda nacional e com um déficit de habitação que se agravou pelas chuvas torrenciais que afetaram mais de 100 mil pessoas no fim de 2010.

Fonte: Agência Brasil