Início Sem categoria Cheque especial tem em abril menor taxa de juros desde fevereiro de...

Cheque especial tem em abril menor taxa de juros desde fevereiro de 2011

Os clientes de instituições financeiras pagaram menos pelo uso do cheque especial em abril, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (25). A taxa anual caiu 10,9 pontos percentuais de março para abril, ao ficar em 174,1% ao ano. Esse é o menor nível da taxa desde fevereiro de 2011, quando ficou em 167,4% ao ano.

 

Apesar da queda “significativa”, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel, lembra que essa taxa ainda se mantém em patamar elevado. Os dados do BC também mostram que a taxa de juros média do crédito pessoal, incluídas operações consignadas em folha, caiu 4,1 pontos percentuais, para 44,7% ao ano. Para a compra de carros, a taxa de juros diminuiu 0,5 ponto percentual de março para abril, ao ficar em 26% ao ano.

 

Já a taxa média de juros cobrada das famílias caiu 2,3 pontos percentuais, para 42,1% ao ano. As empresas pagaram uma taxa média anual de 26,3%, com redução de 1,4 ponto percentual em relação a março. Com isso, a taxa geral (empresas e pessoas físicas) ficou em 35,3% ao ano, em abril, queda de 2 pontos percentuais em relação a março.

 

Fonte: Ag Brasil