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Chevrolet Montana ganha versões Arena e Sport 1.4

A picape Montana da Chevrolet fica com uma linha mais completa e abrangente, com o lançamento, a partir deste mês de novembro de 2009, de mais duas versões: a Montana Arena 1.4 e a Montana Sport, agora equipada também com o eficiente motor 1.4 Econo.Flex. As versões Conquest 1.4 e Sport 1.8 completam a gama do modelo.

“A Chevrolet está sempre atenta à evolução do mercado e as exigências cada vez maiores dos consumidores”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Já José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, enfatiza que a marca Chevrolet sempre se destacou por oferecer ao mercado brasileiro a gama mais completa e moderna de veículos: “A própria Montana foi a primeira picape no Brasil a ser oferecida em 100% de sua produção com motores equipados com a tecnologia flex fuel, permitindo a utilização de gasolina e álcool em qualquer proporção”.

Antes de disponibilizar estas duas novas versões da picape Montana, a Chevrolet consultou consumidores por meio de inúmeras pesquisas. “Percebemos que havia oportunidades de se ampliar a linha do Chevrolet Montana, que antes possuía uma versão de entrada, a Conquest 1.4, e a topo de linha, a Sport 1.8”, analisa Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet.

Portifólio ampliado

Com as novas versões, houve um melhor escalonamento do portfólio do modelo e um maior número de ofertas entre as duas “pontas”, ambas com apelos diferenciados e distintos, mas mantendo o equilíbrio de valor que tem posicionado a picape da Montana como o melhor veículo do segmento.

A Chevrolet Montana Arena atende aos consumidores que utilizam a picape como um veículo multiuso e para viagens. Essa vocação do modelo fica evidenciada nos itens de série, como os sistemas de ar-condicionado e direção hidráulica, além do “Santo Antônio” (proteção tubular da carroceria), da capota marítima, as rodas de alumínio de 14 polegadas, os faróis de neblina, as faixas laterais decorativas e adesivos na coluna lateral e o brake-light (terceira luz de freio). Outros componentes do modelo são as soleiras laterais na cor preta, faróis com máscara negra e com regulagem de altura.

Já a Montana Sport, agora equipada com motor 1.4 Econo.Flex, tem um ‘espírito’ mais urbano e vem com os componentes também disponíveis para a versão Sport 1.8 Flexpower. São eles: ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de alumínio de 15 polegadas, capota marítima, faróis com máscara negra, alarme antifurto, vidros elétricos, travas elétricas, parachoques pintados na cor do veículo, faróis de neblina e mostrador digital com as funções hora, calendário e temperatura externa. 
Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da Chevrolet, observa que com essas novas versões, a picape Chevrolet Montana ganha competitividade em um momento de grande movimentação do segmento. “Elas passam a ser excelentes opções, uma vez que possuem como atrativo um extenso pacote de itens muito valorizados pelos clientes”, acrescenta o executivo.

Desenvolvida pela área de engenharia e design da GM do Brasil, a Chevrolet Montana foi lançada em 2003 no País e é uma das picapes mais vendidas do mercado. Desde então, já foram mais de 140 mil unidades comercializadas nestes últimos anos. No acumulado de 2009 (janeiro a outubro), a Montana alcançou a marca de 26.633 unidades emplacadas.

Cinco versões para atender a vários tipos de clientes

Com o lançamento das novas versões Arena e Sport 1.4, a linha Chevrolet Montana está assim disponível no mercado com as seguintes configurações:

● Montana Conquest 1.4 Econo.Flex
● Montana Arena 1.4 Econo.Flex
● Montana Sport 1.4 Econo.Flex
● Montana Sport 1.8 Flexpower
● Montana Combo 1.4 Econo.Flex (furgão)

Equilíbrio perfeito entre o espaço da cabine e da caçamba

O desenho da picape Montana adotou o conceito “Max Cab”, que consegue o perfeito equilíbrio entre o espaço da cabine e da caçamba. Assim, é possível colocar bagagens dentro da cabine e uma moto na caçamba, por exemplo.

As linhas da Montana refletem muita robustez e agressividade, o perfil do design é muito harmônico, com destaque para o degrau de acesso à caçamba, que faz conjunto com o desenho lateral.

A caçamba da Chevrolet Montana é um dos pontos fortes do modelo, podendo carregar até 730 kg e tem uma capacidade total de 1.143 litros. Para facilitar o transporte, o modelo conta com seis ganchos na parte superior externa da caçamba, mais quatro ganchos na parte interna, o resultado é maior flexibilidade no transporte de carga. A borda da caçamba conta com acabamento plástico de alta resistência, diminuindo os riscos de acidentes que danifiquem a pintura.

O sistema de suspensão é totalmente exclusivo da Chevrolet Montana, na parte traseira existe uma viga de torção com molas helicoidais tipo barril progressivo, na dianteira há uma suspensão independente McPherson com maior altura, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, com maior robustez. O resultado é uma excelente combinação de conforto, dirigibilidade e capacidade de carga, tanto descarregado como carregado.

 

Motor 1.4 Econo.Flex tem eficiência comprovada

O motor Chevrolet 1.4 Econo.Flex que equipa também a Montana Arena e a Montana Sport utiliza o conceito ‘VHC’ (Very High Compression), patente exclusiva da General Motors, que permite seu funcionamento em regime de elevada taxa de compressão, resultando num motor 1.4 de alto desempenho, o aspirado mais potente do mercado.

Ele possui um coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 35% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio, além do novo coletor de escapamento em tudo de aço inoxidável com o catalisador acoplado na saída em substituição aos tradicionais de ferro fundido muito mais pesados. Outra inovação deste motor está em sua calibração, que permite a partida em temperatura ambiente de até oito graus Celsius, sem o auxílio da injeção de gasolina.

O propulsor 1.4 conta com uma potência de 105 cavalos de potência quando abastecido com álcool e 99 cv na utilização da gasolina, ambas obtidas com um regime de funcionamento a 6.000 (rpm). Seu torque é de 13,4 kgfm a 2.800 rpm, com o uso do álcool, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com o uso da gasolina.

O motor 1.8 litro Flexpower que equipa uma das versões da Montana desenvolve 114 cv a 5.600 (com álcool) e 112 cv a 5.600 rpm (com gasolina), e tem torque de 17,7 kgfm a 2.800 rpm, abastecido com álcool ou gasolina.

Fonte: GM