Sedã conta com novo Motor 3.6 V6 SIDI (injeção direta), com desempenho ainda mais agressivo, mais torque, melhoria de economia de combustível e menor emissão de poluentes
Nova transmissão sequencial agora com seis marchas
Interior ganha acabamento ainda mais refinado em couro bege
Inovações tecnológicas são os pontos fortes do modelo, que possui Bluetooth®, Remote Start e display touch screen colorido no painel central e câmera de estacionamento integrada
O Chevrolet Omega, importado da Austrália desde 1998, apresentado como um dos grandes destaques da 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2010, chega às concessionárias da marca na segunda quinzena de dezembro. O modelo está ainda mais equipado, com mais desempenho, eficiência e com o sobrenome Fittipaldi. A série especial é uma homenagem ao primeiro campeão brasileiro da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que testou e aprovou o modelo no Campo de Provas da GM, na Austrália.
A parceria da Chevrolet com o campeão Fittipaldi surge em um momento especial da sua vitoriosa carreira. No dia 04 de Outubro de 1970, há 40 anos, o piloto vencia sua primeira corrida na Fórmula 1, em Watkins Glen, nos Estados Unidos.
O Omega Fittipaldi, nome da série especial do sedã, chega ao mercado brasileiro com modificações no design, interior e em componentes mecânicos, o que o deixaram mais bonito, potente e eficiente.
“O Chevrolet Omega Fittipaldi Edition evoluiu significativamente oferecendo o motor Alloytec ainda mais moderno e eficiente e um design com total sintonia com o ‘DNA’ global da marca Chevrolet”, destaca Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil.
“Fico muito feliz em retomar a parceria com a Chevrolet, nós que já realizamos projetos fantásticos com o Monza 500EF e o Corvette Pace Car edição limitada nos EUA. O Omega é o sedã topo de linha da Chevrolet, e associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim. Estive na Austrália visitando a fábrica, onde ele é produzido e tive também a oportunidade de testá-lo no campo de provas da GM perto de Melbourne, e posso dizer que é, sem dúvida, o melhor carro em seu segmento. O novo powertrain com motor mais potente e agora com injeção direta e câmbio de seis marchas deixa o carro ainda melhor para dirigir. Outros pontos fortes são o acabamento interno que está impecável, e o novo sistema de entretenimento. Tenho certeza que o novo Omega Fittipaldi será um sucesso”, destaca Emerson Fittipaldi, campeão de Fórmula 1 e ícone da Fórmula Indy.
Marcos Munhoz, diretor geral de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil, observa que “o Omega, desde seu lançamento no Brasil, sempre foi referência em termos de sofisticação, conforto e tecnologia na categoria dos sedãs de luxo. Agora, com estas inovações, ele vai além de sua condição de um veículo topo de linha sofisticado, graças ao desempenho esportivo”, explica o executivo.
Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, comentou que “o Chevrolet Omega, assim como o Emerson, possuem em comum uma trajetória de sucesso, motivo pela qual optamos por ter o campeão conosco neste lançamento. Entendemos que existe uma sinergia muito grande entre o Emerson Fittipaldi e o Omega, ambos são sinônimos de muita velocidade e performance”.
Tecnologia e interior renovados
O acabamento interno do Chevrolet Omega foi totalmente modificado, os bancos e painéis de porta agora são oferecidos em couro bege, que garantem uma sensação de mais espaço e conforto.
O computador de bordo com funções de temperatura, consumo médio, autonomia, vida útil do óleo do motor, entre outras e o painel de instrumentos com velocímetro, tacômetro (conta-giros), marcador de combustível e luzes de advertência ganharam fundo com luz branca.
Além disso, o Omega recebeu novidades no sistema de entretenimento. O display de 6.5 polegadas colorido touch screen no console central multi-função é utilizado para ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3, entrada USB e, também, armazenamento de até 15 CDs na memória do rádio.
Outra novidade é o sistema handsfree com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares com o sistema Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante ou painel central, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema handsfree com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios.
O display ainda mostra informações dos sensores de estacionamento traseiro que, por meio de imagem ou diagrama apresentado indica a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos, quando a marcha à ré é acionada.
Motor Alloytec V6 SIDI com ganho de quase 40 cavalos de potência
O automóvel é propulsionado pela evolução do já consagrado motor Alloytec V6 3.6 litros SIDI (injeção direta) que possibilitou uma expressiva evolução na sua potência de 254 cv para 292 cv. Também trouxe melhorias em relação ao torque, que passou a 36,7 kgf.m a 2900 rpm, além de ser mais econômico e menos poluente.
O novo Omega agora acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,8 segundos alcançando uma velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente). O novo sistema de transmissão AT6, automático sequencial, oferece seis marchas com o dispositivo "Active Select" na própria manopla do câmbio, que pode assim assumir o momento da troca das marchas quando desejar, possibilitando uma direção ainda mais esportiva.
Omega Fittipaldi 2011, ainda mais seguro e confortável
O carro apresenta importantes inovações em seus equipamentos mecânicos, além de novo parachoque dianteiro, novos faróis de neblina e novas rodas de alumínio 17" com pneus medida 225/55 R17.
O Chevrolet Omega tem no quesito segurança uma característica marcante, com destaque para a tecnologia desenvolvida para evitar acidentes e conhecida como Electronic Stability Program (ESC) – Programa Eletrônico de Estabilidade.
A tecnologia ESC é responsável pelo gerenciamento de outros módulos, como o sistema ABS (Anti-lock Braking System), EBD (Electronic Brakeforce Distribution), EBA (Eletronic Brake Assist) e o TCS (Traction Control System).
O Omega oferece ainda, airbags frontais e laterais. O sedã grande de luxo é oferecido nas cores Preto Phantom e Prata Switchblade.
Omega, uma trajetória de sucesso no Brasil
A versão do Omega produzida no Brasil foi lançada em 1992, que saiu de linha em 31 de julho de 1998. Ao todo, foram 93.282 unidades desde julho de 1992 até o final, incluindo a station wagon Suprema, que foi produzida de março de 1993 a julho de 1996, num total de 12.221 unidades.
Em 1999, a GM substituiu o então Omega nacional por uma nova geração do automóvel, este produzido pela GM Holden, na Austrália, um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos da GM.
Chegou então ao mercado brasileiro o Omega CD, com motorização 3,8 litros V6 de 200 cv e transmissão automática de quatro marchas. Posteriormente, uma remodelação associada a motorização 3,6 litros V6 com 254 cv e transmissão automática de cinco velocidades foi apresentada. Em sua versão 2011, o modelo recebe um importante avanço tecnológico, totalmente alinhado com o que há de mais moderno no mundo, com referência de estilo e tecnologia de classe mundial.
Chevrolet e Emerson Fittipaldi
O Emerson Fittipaldi e a General Motors têm uma parceria de sucesso há mais de 20 anos, quando Fittipaldi venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez em 1989, com motor Chevrolet. Neste mesmo ano, foi campeão da Fórmula Indy nos Estados Unidos, a bordo de seu Penske Chevrolet PC-18 nº 20. Para comemorar o feito naquele ano, o piloto e a Chevrolet lançaram no Brasil o Monza EF500, o primeiro veículo com injeção eletrônica no Brasil e hoje peça de colecionador.
Para celebrar o Projeto Fittipaldi 40 anos, a Chevrolet lança a série especial Omega Fittipaldi. O Chevrolet Omega, importado da Austrália desde 1998, foi um dos grandes destaques da 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2010.
Fonte: GM