Início Plantão Barra Choque de ordem na Barra

Choque de ordem na Barra

A Secretaria da Ordem Pública realizou hoje, 3 de agosto, operação choque de ordem contra o transporte escolar irregular. Ações de fiscalização realizadas em dois horários na Barra da Tijuca e na Zona Sul (Gávea e Leblon) rebocaram 18 veículos que faziam de forma irregular o transporte escolar. Outros 22 veículos que caíram na barreira da fiscalização também foram removidos. Entre eles táxis, ônibus, carro de passeio e caminhões. Ao todo, 40 veículos foram tirados de circulação por estarem irregulares.

Dez ônibus – nove usados para transporte escolar – e quatro vans escolares foram lacrados pelo choque de ordem. Dois táxis também receberam o lacre da fiscalização por problemas com a documentação do veículo e do condutor. Foram aplicadas 215 multas, desde infrações gravíssimas como a não autorização para a atividade de transporte escolar até a mais leve como apresentação de documentação em xerox. Nas quatro operações, duas no início da manhã e mais duas por volta das 11h30, foram abordados mais de 150 veículos entre escolares e não escolares.

O secretário Rodrigo Bethlem, que acompanhou os trabalhos da fiscalização na Barra da Tijuca, ressaltou que a operação teve um caráter educativo. O objetivo da Seop é alertar aos pais dos riscos do transporte pirata, que já causou acidente fatal este ano transportando estudantes irregularmente.

– As aulas nem começaram ainda e o que vemos aqui são inúmeras irregularidades. São vans sem autorização para fazer o transporte escolar, motorista de empresas com veículos autorizadas mas com carteira de habilitação vencida e até vans com extintor de incêndio fora da validade.  Precisamos que os pais fiquem atentos e peçam, ao contratar o transporte para seus filhos, a autorização dos veículos contratados para exercer esse tipo de atividade.

De Janeiro a junho a Secretaria Especial da Ordem Pública, através da Coordenação de Fiscalização de Transportes Urbanos (CFTU) retirou de circulação 641 veículos piratas, sendo 31 ônibus, 170 kombis, 213 vans (13 escolares) 63 táxis, 55 carros particulares, 54 (doblôs) e 55 motos.
A operação de hoje mobilizou ao todo cerca de 50 pessoas, entre guarda municipal, fiscais da Coordenação de Fiscalização de Transporte Urbano (CFTU) e agentes da subsecretaria de Operações.

 

Fonte: Seop