Início Plantão Rio Choque de Ordem na Lapa

Choque de Ordem na Lapa

Durante os primeiros cinco dias de funcionamento da Feira Noturna Lapa Legal, que começou na quarta-feira passada (5 de agosto), a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) deflagrou uma série de operações Choque de Ordem para coibir a venda de produtos sem autorização, estacionamento irregular, a presença de flanelinhas e verificar a documentação de estabelecimentos comerciais que funcionam na região. As operações, que aconteceram de quinta-feira até domingo, ocorrerão permanentemente nos dias de funcionamento da Feira Noturna (de quarta-feira à madrugada de segunda-feira). As equipes de fiscalização percorreram as principais ruas da região: Gomes freire, Riachuelo, Mem de Sá, Lavradio e da Lapa.

A blitz apreendeu grande quantidade de produtos com ambulantes sem autorização: 1.841 unidades de bebidas (cerveja, água, gauraná natural, energéticos e ice tea), 69 garrafas de uísque e vodca, 30 quilos de doces variados, 7 quilos de biscoitos e chocolate, 80 quilos de frutas, 10 quilos de batata, 13 isopores, 12 botijões de gás, 2 carrinhos de supermercado, 14 bancos de madeira, 9 cadeiras de plástico, 6 máquinas caça níqueis e 4 carcaças.

Foram rebocados 30 veículos e 337 multas aplicadas por estacionamento irregular. Nove flanelinhas foram conduzidos para à 5ª DP e liberados em seguida. Três menores foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), uma quarta criança, de nacionalidade francesa, foi conduzida para a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT), um adulto foi preso por desacato.

Estabelecimentos comerciais também foram alvos da fiscalização. Quarenta e sete foram vistoriados e 23 notificados por problemas com o alvará ou por estar como o som além do permitido.

Participaram das operações Choque de Ordem na Lapa: fiscais da Seop, agentes de Controle Urbano, guardas municipais, garis da Comlurb, que contou com o apoio de policiais civis e militares.

Fonte: Seop